Flamengo quer manter limite de sócios ‘off-Rio’, e oposição se une para tentar recorrer

Compartilhe com os amigos

Votação do Conselho Deliberativo acontecerá na segunda-feira (08), na sede social do Flamengo, na Gávea


O Flamengo se prepara para entrar em campo na noite desta quinta-feira (04), quando enfrenta o Racing (ARG), em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Fora das quatro linhas, o Conselho Deliberativo do Clube voltará a discutir, na próxima semana, um assunto que causou polêmica e revolta em rubro-negros no ano passado: limite de sócios off-Rio.

Segundo informações divulgadas inicialmente pelo portal Mundo Rubro-Negro, conselheiros da oposição à ‘Gestão Landim’ tentam acabar com a restrição aprovada em maio de 2022. Vale lembrar que a categoria off-Rio existe há mais de 30 anos. Mas só foi regulamentada no ano passado, após uma emenda feita no estatuto.


Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo


ENTENDA O CASO

Em maio de 2023, o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou a emenda que passou a limitar os contribuintes off-Rio, ou seja, que residem longe do Rio de Janeiro. Agora, segundo apuração da reportagem do Coluna do Fla, a oposição à gestão de Rodolfo Landim entrou com uma nova emenda ‘baseada’ na campanha “Mil são vocês, nós somos milhões”.

A ideia da oposição é acabar com esta limitação. Porém, a Comissão Permanente de Estatuto fez uma nova proposta: limitar o número de associados off-Rio a 20% do número total de sócios contribuintes. A votação vai acontecer na próxima segunda-feira (08), na sede social do clube, na Gávea.

Vale lembrar que, mudar a limitação de 1.000 para 20% de associados da categoria contribuinte, pode acabar ‘excluindo’ ainda mais os off-Rio. Isso porque, atualmente, entende-se que o número de associados contribuintes não passa de 1.000 sócios.

A categoria Off-Rio, ou seja, para torcedores que não moram no Rio de Janeiro, foi criada na gestão do ex-presidente Kleber Leite, ainda em 1995. No entanto, não era regulamentada no estatuto do Clube da Gávea. Mesmo assim, o sócio contribuinte não residente no RJ sempre votou e participou normalmente da política do Flamengo.

No entanto, depois da aprovação do Conselho Deliberativo em maio de 2022, a categoria foi incluída no estatuto, mas passou a ter a limitação de até 1.000 associados, representando 20% da totalidade, sem poder exceder esse número. À época, quem já era contribuinte Off-Rio, continuou tendo todos os direitos assegurados.

Compartilhe com os amigos

Veja também