Destaque

Maior posse de bola, dobro de finalizações e mais: Flamengo de Sampaoli ‘amassa’ Fluminense de Diniz na Copa do Brasil

Jorge Sampaoli conseguiu ser superior ao time de Fernando Diniz nos dois tempos do jogo, apesar do empate


Para muitos, o clássico entre Flamengo e Fluminense dessa terça-feira (16) já tinha um vencedor, e não seria o Mengão. Afinal, as fases dos dois clubes eram distintas, além dos trabalhos de Jorge Sampaoli e Fernando Diniz serem antagônicos: o técnico do Fla está no comando há um mês, e o treinador do Flu há mais de um ano. Porém, o Rubro-Negro de Sampaoli ‘amassou‘ o Tricolor de Diniz durante os 90 minutos do confronto.

A partida dessa terça-feira (16) terminou 0 a 0, deixando a decisão das oitavas de final da Copa do Brasil para o segundo confronto, no dia 1° de junho (quinta-feira). Porém, se tivesse que ter um vencedor: seria o Flamengo. O time de Sampaoli, afinal, dominou a equipe de Diniz, terminando o cotejo com 55% de posse de bola e mais do que o dobro de finalizações a gol.

Enquanto o Fluminense chutou sete vezes na direção do goleiro Santos, o Flamengo buscou o gol de Fábio em 18 oportunidades. Das finalizações tricolores, nem uma foi com ‘grande chance de tento‘, e o Fla, por outro lado, teve três dessas, mas as desperdiçou.

FLUMINENSE x FLAMENGO
Posse de bola: 45% x 55%
Finalizações: 7 x 18
Finalizações no gol: 3 x 5
Finalizações para fora: 2 x 8
Chutes bloqueados: 2 x 5
Grandes chances de gol: 0 x 3
Grandes chances perdidas: 0 x 3
Chutes na trave: 0 x 2
*Estatísticas do site SofaScore

O Fluminense, vale frisar, não acertou a trave do Flamengo, e o Mengão finalizou em duas ocasiões no ‘poste‘ adversário – como alguns boleiros costumam chamar. A pressão do Fla foi tanta, que Felipe Melo foi expulso no começo do segundo tempo, deixando o Flu com um menos por boa parte da etapa complementar.

Vale frisar, no entanto, que mesmo com os times completos, o Flamengo foi superior: finalizou sete vezes, contra três do Fluminense, criou duas grandes chances de tentos, e o Flu nem uma sequer, além de o Mais Querido ter acertado a trave tricolor duas vezes, tirando o ‘uh‘ da arquibancada rubro-negra. Estes números citados foram do primeiro tempo, quando ambos estavam com 11 no gramado, comprovando a superioridade do Mengão durante os dois tempos.

Importante salientar, no entanto, que a estratégia de Jorge Sampaoli foi um tanto quanto ‘audaciosa. Isso porque, o treinador argentino orientou o time para que marcasse ‘em cima‘ do adversário, mas, caso não conseguisse roubar a bola, fizesse a falta imediatamente. Por isso, o Flamengo realizou 22 infrações, enquanto o Fluminense apenas cinco.

Sampaoli, agora, deixa de lado o Fluminense de Fernando Diniz, pois o confronto da volta das oitavas de final da Copa do Brasil ocorrerá somente no dia 1° de junho. O próximo compromisso do Flamengo será diante do Corinthians, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Este duelo acontecerá no Maracanã, às 16h (horário de Brasília).

- Coluna do Fla -

Ver comentários

  • O "bom jogo" tem que ser traduzido em gols e, consequentemente, na vitória. Jogou bem, mas não fez gol. O jogo empatou. O problema do Flamengo continua sendo a defesa, insegura e instável. Qualquer contra-ataquezinho já deixa qualquer rubronegro com arrepios na espinha e frio na barriga. No tempo do Mister, criávamos as oportunidades e fazíamos os gols, e lá atrás deixávamos de tomá-los. Ainda há muito a melhorar, mas Sampaoli está pegando a "manha" e já esboça um projeto de time. É só não ter recaídas e começar a inventar. Gérson e Arrascaeta comandaram o time. Um capricho maior nas finalizações e mais atenção na defesa é o que todos queremos. A cabeçada do Arrasca e o missíl de Gabigol na trave mereciam entrar. O caminho é esse.
    Agora, verdade seja dita: Fábio é um grande goleiro. Não fosse ele, já com 40 anos de idade, e ontem as florzinhas levariam uma sonora goleada.

  • Amassou o fluminense é verdade mais pergunto como um time que está novamente em superioridade numérica não consegue fazer um gol em 51 minutos de jogo. Não entendi porque o Wesley avançava pela lateral recebia a bola em posição de cruzamento e recuava para Everton Ribeiro, Gabriel ou Arrascaeta ou mesmo para os zagueiros? Afinal porque? Talvez pra mostrar que o nosso flamengo não tem competência de finalização pois é todo desorganizado? Este cebolinha é uma vergonha de todas as jogadas das bolas que recebeu pela esquerda somente uma vez driblou para a esquerda em direção ao fundo de linha e até surpreendeu o jogador do fluminense que já aguardava ele cortar para o meio denovo. Nosso flamengo está perdido.

Notícias recentes

Flamengo tem mais 1 desfalque confirmado para jogo do Brasileirão, contra Cuiabá

Filipe Luís tem mais uma 'dor de cabeça' antes de jogo do Flamengo contra o…

15/11/2024

Ex-auxiliar de Tite conta bastidores de demissão do Flamengo

Tite e toda comissão técnica foram desligados pelo Flamengo no final de setembro O Flamengo…

15/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Notícias do Flamengo hoje: Bruno Henrique suspenso, saída de De La Cruz e reviravolta de Gabigol

Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…

15/11/2024

Campeão da Libertadores com o Flamengo brilha na Inglaterra e ganha música da torcida do Sheffield United

Vinicius Souza tem sido um dos destaques da Championship, segunda divisão da Inglaterra Ex-jogador do…

15/11/2024

Gabigol se declara ao Flamengo em aniversário de 129 anos do clube: “Maior do mundo”

Gabigol é um dos maiores vencedores da história do Flamengo, com 13 títulos O Flamengo…

15/11/2024