Jorge Sampaoli tem o pior início de trabalho em 19 anos
Os primeiros números de Jorge Sampaoli no Flamengo não têm sido um dos melhores na carreira do treinador. Com seis jogos no comando do Mais Querido, o argentino ainda não conseguiu a ‘contundência’ que deseja para a equipe e soma apenas duas vitórias à frente do Rubro-Negro. Com isso, o técnico tem o pior início de trabalho em 19 anos.
O argentino tem apenas 38,9% de aproveitamento, até o momento, no Flamengo. A última vez que Sampaoli teve um início de trabalho abaixo do que tem atualmente pelo Rubro-Negro foi em 2004. Na ocasião, o treinador teve seis derrotas consecutivas nos primeiros jogos à frente do Coronel Bolognesi (PER). Os dados foram levantados pelo portal ‘UOL’.
VEJA APROVEITAMENTO DE SAMPAOLI NOS SEIS PRIMEIROS JOGOS
Flamengo (2023): 38,9% de aproveitamento
Sevilla (2022): 50% de aproveitamento
Olympique de Marselha (2021): 72,2% de aproveitamento
Atlético-MG (2020): 88,9% de aproveitamento
Santos (2019): 66,7% de aproveitamento
Argentina (2017): 66,7% de aproveitamento
Sevilla (2016): 38,9% de aproveitamento
Chile (2013): 72,2% de aproveitamento
Universidad de Chile (2011): 72,2% de aproveitamento
Emelec (2010): 50% de aproveitamento
O’Higgins (2008): 61,1% de aproveitamento
Sporting Cristal (2007): 61,1% de aproveitamento
Coronel Bolognesi (2006): 55,6% de aproveitamento
Coronel Bolognesi (2004): 0% de aproveitamento
Doze dos treze trabalhos de Jorge Sampaoli como treinador foram melhores que o início no Flamengo. No Sevilha (ESP), o argentino teve o mesmo desempenho da atual temporada no Mais Querido. Importante lembrar que os três primeiros jogos foram contra o Real Madrid (ESP) e o Barcelona (ESP), todos com derrota. Porém, depois desses duelos, o técnico só voltou a perder na décima partida à frente do clube espanhol, para o Athletic Bilbao (ESP).
As vitórias e o empate de Sampaoli no comando do Mais Querido foram em duas competições: Libertadores e Copa do Brasil. No campeonato continental, a equipe do argentino venceu o Ñublense (CHI), por 2 a 0, em partida que marcou a estreia do treinador no Rubro-Negro. Contra o Racing (ARG), o Fla retornou da Argentina com placar igual de 1 a 1. Já na torneio nacional, o clube carioca venceu o Maringá-PR com uma goleada de 8 a 2, que garantiu classificação do Fla às oitavas de final.
Todas as derrotas do argentino, por outro lado, foram no Campeonato Brasileiro. A primeira delas aconteceu contra o Internacional, por 2 a 1, no Beira Rio. A segunda foi no clássico com o Botafogo, quando o Rubro-Negro foi derrotado por 3 a 2. Já contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, o Flamengo perdeu por 2 a 1. O Mais Querido está na zona de rebaixamento da competição nacional somando apenas três pontos.
Sampaoli tem a chance de melhorar os números do início de trabalho no Flamengo nesta quarta-feira (10). Isso porque, o Mais Querido enfrenta o Goiás, no Maracanã, a partir das 20h (horário de Brasília). O duelo é valido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro e, como de costume, terá a transmissão mais rubro-negra da internet com o Coluna do Fla, via YouTube.