Torcedores promovem ação em homenagem a ex-remador e ativista do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Grupo ‘Flamengo da Gente’ é responsável pelo movimento que visa reconstruir placa que lembra remador

Um grupo de torcedores do Flamengo, formado também por conselheiros e sócios, organiza uma campanha de arrecadação de recursos por meio de vendas de camisas. A intenção é reconstruir uma placa em homenagem a Stuart Angel, ex-remador do clube ter desaparecido da sede onde estava desde 2010. O Ministério Público deu prazo de 10 dias para o Mais Querido prestar esclarecimentos sobre sumiço do memorial. 

— Trata-se de uma forma de garantir às gerações futuras o direito de conhecer as violações sistemáticas dos Direitos Humanos praticados pelo Estado, de modo a prevenir, inibir ou, pelo menos, mitigar as chances de que voltemos a repetir no futuro as violações já cometidas no passado – afirmou o Ministério Público Federal em nota.

Composto por uma placa de bronze, o memorial ficava na sede do remo rubro-negro, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, e teria sido retirado durante os Jogos Olímpicos de 2016. A homenagem ao remador só foi possível em uma ação conjunta, que contou com parcerias entre o Flamengo e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O grupo ‘Flamengo da Gente’ aguarda as atualizações do Ministério Público sobre as investigações. A ação pretende, resgatar a importância de Stuart Angel, remador que foi bicampeão pelo Mais Querido (1964 e 1965). O ex-atleta acabou preso, torturado e morto por membros do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa) em junho de 1971, aos 25 anos.

Quem foi Stuart Angel

Remador bicampeão pelo Flamengo nos anos de 1964 e 1965, Stuart Edgard Angel Jones era filho da figurinista e estilista Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, e do americano Norman Jones. No fim dos anos 1960 e início dos 1970, se integrou ao grupo MR-8, de luta armada contra o regime militar. Preso, o atleta do Mais Querido acabou sendo torturado e morto por membros do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa) em 14 de junho de 1971, aos 25 anos.

Compartilhe com os amigos

Veja também