‘Lei Vini Jr’ é aprovada no Rio, e jogos poderão sofrer interrupções em casos de racismo

Compartilhe com os amigos

Crime sofrido por Vinicius Júnior na Espanha inspirou criação de lei


Deputados da Assembleia Legislativa do Rio aprovaram, nesta terça-feira (06), o projeto de lei 1.112/23, denominado ‘Lei Vini Jr’. A novidade prevê a interrupção de partidas em casos de racismo. Em situações extremas, o duelo pode ser encerrado quando forem constatados atos criminosos de cunho racial.

O projeto foi aprovado por unanimidade. Além da possibilidade de encerramento do jogo, a ideia é que seja criado um protocolo de ação para orientar como conduzir as denúncias de racismo junto ao Ministério Público. Ainda, a ‘Lei Vini Jr’ vai ajudar a encaminhar as vítimas à Defensoria Pública e outras entidades. Há previsão de divulgações obrigatórias de campanhas educativas.

Temos de uma vez por todas que extirpar este câncer que é o racismo, especialmente no meio esportivo. Essa lei vai no sentido de combater o racismo e criarmos uma sociedade igualitária. A Alerj é a primeira casa legislativa que aprova um PL com este teor no país — disse o deputado estadual Professor Josemar, autor da ‘Lei Vini Jr’.

VINICIUS JÚNIOR NO MARACANÃ

Vini Jr esteve no Maracanã na segunda-feira (05) e acompanhou de perto a goleada do Flamengo por 4 a 1 sobre o Vasco, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante do Real Madrid (ESP) recebeu homenagens das duas equipes antes de a bola rolar e pisou no Templo Sagrado exibindo as camisas dos rivais, com o nome e o número 20, o mesmo utilizado pelo atacante na Espanha e na Seleção Brasileira. Após o jogo, o garoto do Ninho revelou os planos de voltar ‘para casa’ no futuro.

O atacante disse que “vai demorar um pouco, mas voltarei” ao Flamengo no futuro. O vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, abriu as portas para o garoto: “ainda está cedo. Não vou mentir não, ainda está cedo. Ele tem muito o que fazer ainda na Europa. Com certeza ele vai ser o número 1 do mundo ainda, tenho certeza absoluta disso. Campeão do mundo, e depois volta”.

Compartilhe com os amigos

Veja também