O Flamengo não tomou conhecimento sobre o Fluminense e venceu o clássico por 2 a 0, em jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No confronto da última quinta-feira (01), Marcelo foi desfalque no Tricolor após problema na panturrilha. No entanto, a decisão de não entrar em campo partiu do próprio lateral esquerdo.
Marcelo sequer foi relacionado para o jogo contra o Flamengo. Aos 36 anos, o jogador não participou de nenhum treino coletivo no CT das Laranjeiras desde o primeiro clássico Fla–Flu nas oitavas da Copa do Brasil, já que deixou o embate com lesão na panturrilha ainda no primeiro tempo. Entretanto, após tratamento intensivo no atleta, o treinador Fernando Diniz queria contar com veterano, que não se sentiu seguro para se colocar à disposição, mesmo livre das dores. Informação divulgada pelo jornalista Marcello Neves.
O jogador, vale destacar, treina com bola no CT do Fluminense há mais de uma semana, e o Departamento Médico do clube das Laranjeiras tinha a expectativa de ver o lateral esquerdo em campo no Fla–Flu. Por parte da comissão técnica, a presença do atleta na ‘decisão’ contra o Flamengo também era aguardada, o que não se concretizou.
Em campo, Fernando Diniz optou por improvisar o lateral direito Guga na lateral esquerda na escalação titular. A estratégia não surtiu efeito, pois o Flamengo venceu. Com gols de Arrascaeta e Gabigol, o Rubro-Negro fez 2 a 0 e passou de fase, avançando às quartas de final da Copa do Brasil.