Preparador mental de atletas revela motivo para altos e baixos do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Lincoln Nunes comentou sobre oscilações no desempenho do Flamengo


O Flamengo conquistou uma vitória sobre o Santos por 3 a 2, no último domingo (25), pelo Campeonato Brasileiro. Porém, o resultado veio acompanhado dos questionamentos sobre o desempenho mental e comportamental do time rubro-negro. Em busca de respostas, o preparador mental esportivo, Lincoln Nunes, revelou aspectos importantes que podem ter contribuído para a atuação.

Lincoln Nunes apontou que os jogadores do Flamengo não estão com a capacidade cognitiva em pleno funcionamento. Mesmo vencendo, o time não tem conquistado resultados impressionantes, trazendo à tona o conceito do “estado de flow”, descoberto pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi.

“A definição do “estado de flow” é a capacidade do atleta de entrar em um modo de foco automático, em que ele se torna imune a distrações internas e externas. É quando perde a noção de tempo e espaço, executando com maestria suas habilidades”, declarou, antes de concluir:

“No entanto, fica claro que os jogadores do Flamengo não conseguiram acessar por completo esse estado de flow durante a partida, mesmo com a vitória. Segundo a ciência, o flow pode ser manipulado por meio de técnicas, estratégias e ferramentas, facilitando o acesso a esse estado de alto rendimento. A falta desse estado mental influenciou o desempenho dos atletas rubro-negros”, finalizou Lincoln.

Lincoln Nunes destacou que essa oscilação de desempenho é um desafio enfrentado pelo Mengo, que precisa trabalhar não apenas as habilidades técnicas, mas também aspectos mentais e emocionais. “O jogo contra o Santos só ressaltou que o Flamengo possui a capacidade de alcançar um desempenho brilhante quando seus jogadores conseguem acessar o flow”, ressaltou o preparador mental.

Lincoln Nunes, no entanto, alertou para a importância de trabalhar a consistência emocional e mental da equipe. O profissional ressaltou que a oscilação de desempenho do Flamengo pode ser atribuída a fatores como pressão externa, expectativas elevadas e problemas de gestão interna.

“É fundamental que o Flamengo invista em treinamentos mentais e técnicas de controle emocional para ajudar os jogadores a manterem um desempenho mais consistente ao longo da temporada. Isso envolve desenvolver a capacidade de acessar o estado de flow de forma mais frequente e lidar com as adversidades de forma equilibrada”, prosseguiu, antes de finalizar.

“Dessa forma, ao trabalhar não apenas as habilidades técnicas, mas também a fortaleza mental dos jogadores, o Flamengo poderá alcançar uma consistência no desempenho e se tornar uma equipe ainda mais temida e respeitada nos gramados”, encerrou.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Só Anthony Robins pra dá jeito então.

Comentários não são permitidos.