Presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira (14), a nova lei
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a nova Lei Geral do Esporte nesta quarta-feira (14). O texto, que já havia sido aprovado pelo Senado, incluiu punições para violência e discriminação nos estádios. A determinação, também, realiza um veto em favor dos jogadores de futebol.
Apesar de o documento não ter sido divulgado na íntegra (com os vetos), o que se sabe é que o presidente barrou a polêmica ‘cláusula compensatória’. Este trecho previa que o clube dono dos direitos do atleta ficaria isento de pagar indenização para o jogador demitido antes do final do contrato, caso o mesmo conseguisse novo time e tivesse salário igual ou superior.
Este ponto levou ao protesto de jogadores que defendiam o veto. Com a decisão final, os clubes terão de continuar pagando integralmente a indenização acertada com os atletas. Veja quais são as outras mudanças da nova Lei Geral do Esporte.
MUDANÇAS DA NOVA LEI GERAL DO ESPORTE
– Quem cometer racismo, homofobia, sexismo e xenofobia pode ser punido com uma multa que varia de R$ 500 a R$ 2 milhões, dependendo da gravidade do crime;
– As punições também valem para os clubes. A torcida organizada que praticar violência e discriminação ou invadir o campo, por exemplo, poderá ser banida dos estádios por 5 anos.
Ciente das novidades da lei, o Flamengo segue se preparando para o próximo confronto, contra o Bragantino, pela 11º rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 22 de junho. O Mais Querido não conta com cinco atletas que estão representando as respectivas seleções na Data FIFA.