Por: Késia Alves
Flamengo e Aucas (EQU) se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (28), pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Com isso, o Coluna do Fla fez um balanço das semelhanças na trajetória do Mais Querido e da equipe equatoriana desde que começou a busca pela ‘Glória Eterna’ em 2023.
Entre as situações parecidas que Flamengo e Aucas compartilham, está as mudanças no comando das equipes. Isso porque, ambos times trocaram de treinadores no decorrer da atual edição da Libertadores. O primeiro a substituir o técnico foi o Rubro-Negro, que demitiu Vitor Pereira – após uma sequência de resultados ruins – e contratou Jorge Sampaoli, em abril.
Já o Aucas optou pela demissão de Cesar Farías, em junho, após o treinador agredir dois atletas do Delfín (EQU), durante uma partida válida pelo Campeonato Equatoriano. O treinador foi suspenso por 14 meses e, com isso, os dirigentes do time de Quito encerraram o vínculo com o venezuelano. O adversário do Flamengo, agora, é comandado pelo colombiano Santiago Escobar.
Além da troca de treinadores, Flamengo e Aucas não tiveram um bom histórico como visitante na fase de grupos da Libertadores 2023. Em três jogos fora do Maracanã, o Mais Querido não conseguiu vencer nem um, acumulando uma derrota e dois empates. O aproveitamento do Fla na competição continental, até o momento, é de 53%. No entanto, se comparar apenas com partidas nas casas dos rivais, o número cai para 22%
A situação do Aucas em partidas fora de casa consegue ser ainda pior que a do Flamengo. Isso porque, o clube de Quito foi derrotado nos dois confrontos como visitante. Se perder para o Mais Querido nesta quarta-feira (28), no Maracanã, o time equatoriano finaliza a participação na Libertadores com um aproveitamento de 0% nos duelos em que os adversários foram os mandantes. Vale ressaltar que a equipe de Santiago Escobar não tem mais chances matemáticas de se classificar às oitavas de final, mas ainda disputa por vaga na Copa Sul-Americana.
O JOGO
Flamengo e Aucas, como dito anteriormente, medem forças às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (28), no Maracanã. Na partida, o Fla busca garantir a classificação às oitavas de final da Libertadores, e precisa apenas de um empate diante dos equatorianos para seguir na competição. O duelo terá a transmissão mais rubro-negra da internet com o Coluna do Fla, via YouTube. Além disso, a Rede Globo, em TV aberta, também exibe o embate.
Gabigol disse que queria seguir jogando em clubes que disputassem grandes títulos A história de…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 9h (horário de Brasília) desta segunda-feira…
Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…