O líder do campeonato já está tremendo, o Malvadão está com tudo! Neste sábado (01), o Flamengo venceu mais uma no Brasileirão. Desta vez a ‘vítima’ foi o Fortaleza, batido por 2 a 0, no Maracanã. Gabigol balançou as redes no primeiro tempo, após passe de Arrascaeta, que marcou o segundo, na etapa final. No início do duelo, Matheus Cunha pegou um pênalti de Yago Pikachu.
Apesar da alegria da torcida rubro-negra, duas preocupações. Gabigol e Léo Pereira pediram substituição ainda no primeiro tempo. O atacante saiu com dores no pé, já o zagueiro sentiu o músculo da posterior da coxa direita. A dupla preocupa para quarta-feira (05), quando o Flamengo pega o Athletico-PR, pelas quartas da Copa do Brasil.
Com o resultado, o Flamengo chegou aos 25 pontos, cinco abaixo do Botafogo. O líder do campeonato entra em campo neste domingo (02), no clássico contra o Vasco da Gama. Em caso de tropeço do primeiro colocado, a pressão para uma equipe que não está acostumada com a colocação será grande.
Para o jogo deste sábado (01), como de costume, Jorge Sampaoli fez muitas mudanças de um jogo para outro. Em relação ao time que goleou o Aucas (EQU), por 4 a 0, foram cinco mexidas. Saíram David Luiz, Filipe Luís, Victor Hugo, Bruno Henrique e Pedro. Entraram: Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Erick Pulgar, Gerson e Gabigol.
GABIGOL MARCA E É SUBSTITUÍDO; MATHEUS CUNHA PEGA PÊNALTI NO 1º TEMPO
O Fortaleza começou fechado, apostando nos erros do Flamengo. Em um deles, o time visitante perdeu a melhor chance até então. Lucero recebeu na área e foi derrubado por Thiago Maia. Na cobrança do pênalti, Yago Pikachu bateu, mas Matheus Cunha fez a defesa, pulando para o lado esquerdo, aos dez minutos do primeiro tempo.
Um velho ditado do futebol diz: “quem não faz, leva“. Aos 13 minutos, Arrascaeta deu cruzamento genial, com a parte de fora do pé. Na área, ele, Gabigol, ‘chapou’ de canhota para colocar o Flamengo em vantagem: Mengão 1 a 0 e festa da Nação no Maracanã! O Mais Querido quase ampliou aos 17′, com Gerson, que entrou na área e chutou na rede pelo lado de fora.
Com 20 minutos, Gabigol deu um susto na torcida. Em um lance sozinho, o atacante caiu no gramado e pediu atendimento, com dores no pé direito. Porém, o artilheiro conseguiu voltar para o campo, mesmo com muitas caretas. Aos 23′, o Fortaleza chegou com perigo, em chute de Pochettino de dentro da área. A bola saiu fraca, e Matheus Cunha encaixou.
Ovacionado pela torcida após a defesa do pênalti, quase Matheus Cunha virou ‘vilão’ aos 29 minutos. O goleiro tentou sair jogando com os pés, mas entregou no pé do adversário. No entanto, o arqueiro fez grande defesa para se redimir. Até então, foi a quarta finalização do Fortaleza, contra duas do Flamengo.
No lance seguinte, uma preocupação para o Flamengo. Léo Pereira pediu para sair, com dores musculares na coxa esquerda. O zagueiro foi substituído por David Luiz e virou dúvida para o próximo jogo do Mengão, quarta-feira (05), contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil.
Bem aberto na esquerda, Gerson se destacou ofensivamente na partida. Aos 34′, o ‘Coringa’ recebeu de Thiago Maia, foi ao fundo e cruzou para Arrascaeta. O uruguaio chutou de primeira, mas o goleiro João Ricardo salvou o Fortaleza, mandando para escanteio. Na cobrança, o camisa 14 bateu, e o dono do ‘Vapo’ furou, na pequena área, desperdiçando grande chance.
O Fortaleza chegou com perigo novamente aos 42 minutos. Lucero achou Pochettino pelo lado esquerdo da área. Porém, a marcação ‘chegou junto’ do atacante, que não conseguiu finalizar como gostaria, e a bola saiu para a linha de fundo. Nos acréscimos, Gabigol novamente caiu no gramado e fez sinal de substituição.
ARRASCAETA ESTUFA AS REDES E ‘MATA’ O JOGO NO 2º TEMPO
De fato, Gabigol não voltou para o segundo tempo, dando lugar a Pedro. Quem também saiu no intervalo foi Everton Ribeiro, cedendo espaço para Bruno Henrique, que teve o nome gritado antes e durante o primeiro tempo, mesmo tendo iniciado o embate no banco de reservas.
O Flamengo quase ampliou o placar aos cinco minutos do segundo tempo. Gerson, desta vez aberto na direita, achou Pedro, na entrada da área. O camisa 9 chutou bonito, no cantinho, mas João Ricardo salvou na ponta dos dedos. O Rubro-Negro reclamou muito de um pênalti no próprio ‘Coringa, que sofreu uma cotovelada dentro da área, mas o árbitro nada marcou.
Thiago Galhardo tentou de longe, aos 17 minutos, sem sustos para Matheus Cunha. Logo na sequência, aos 18′, Arrascaeta mostrou como se faz. Ayrton Lucas arrancou pela esquerda e cruzou. A zaga afastou mal, e a bola caiu nos pés do uruguaio. O craque dominou com a esquerda e soltou a bomba com a direita, estufando as redes do Fortaleza. Fla 2 a 0!
O Fortaleza chegou com perigo aos 23′, em belo chute de Hércules, volante que o Flamengo tentou contratar na temporada. A bola passou rente à trave. O Rubro-Negro assustou na sequência. Arrascaeta recebeu livre na área, poderia ter chutado, mas preferiu passar para Bruno Henrique. Porém, a zaga afastou.
Com 35 minutos, Dudu fez boa jogada pela direita e chutou de canhota. Matheus Cunha encaixou e saiu sorrindo. Aos 37’, Ayrton Lucas ‘imitou’ o adversário. Puxou da ‘perna boa’ para o ‘pé ruim’, arriscando de direita, mas longe do gol do Fortaleza. Entregue na partida, o Fortaleza diminuiu o ritmo e o Flamengo administrou o placar até o apito final. Mais três pontos na conta!
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Flamengo volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado (08), contra o Palmeiras, em São Paulo, pela 14ª rodada. A partida será às 21h (horário de Brasília). Antes, o Mengão entra em campo pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, diante do Athletico-PR, no Maracanã. O mata-mata acontece às 21h30 (de Brasília) da quarta-feira (05).
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X0 FORTALEZA
Competição: Campeonato Brasileiro – 13ª rodada
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 01 de julho de 2023 (sábado)
Gols: Gabigol 13’/1º, Arrascaeta 18’/2º
ESCALAÇÕES:
Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Benevenuto, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison, Pikachu, Pochettino; Thiago Galhardo e Lucero.
Plata realizou apenas atividades na academia nesta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Ver comentários
Em boas condições físicas e tendo a opção de Bruno Henrique a seu lado, é um show à parte.
Fico imaginando este meio de campo com Arrasca, Claudinho e Allan, com o suporte de Pulgar e de Thiago, que não foram tão bem no jogo de hoje, mas já jogaram bem melhor.
Apesar da vitória, o final do primeiro tempo e o início do segundo, não foram bons momentos para o Mengão.
Deve-se ressaltar que Thiago, Pulgar e Wesley não foram tão bem quanto nos jogos anteriores e, mais uma vez, Gérson não joga bem.
Muitos vão discordar, mas acho Gérson uma Maria mole e jogador muito enrolado, além de não saber finalizar. Prefere sempre cavar faltas a fazer valer o seu porte físico. Perdeu a chance de fazer um gol, por tentar uma "letra" pelo alto.
Se vier o Claudinho, vou torcer pela titularidade do paulista e, se vier o Wesley, piorou para o Gérson. Wesley é jogador vibrante e forte nas divididas, além de driblar muito bem.