Notícias

Flamengo e Grêmio se enfrentam pela 9ª vez na Copa do Brasil; veja retrospecto

Há empate no histórico, mas Flamengo levou a melhor nas últimas quatro ocasiões


O Flamengo passou pelo Athletico-PR nas quartas de final da Copa do Brasil no sexto duelo entre as equipes na competição. Agora, o Mais Querido vai reencontrar outro velho conhecido, com ainda mais encontros: o Grêmio. Será o nono confronto entre cariocas e gaúchos na história do torneio. No retrospecto, empate e uma curiosidade: os porto-alegrenses venceram os quatro primeiros, e o Mengão levou a melhor nos quatro últimos.

VEJA O RETROSPECTO DE FLAMENGO X GRÊMIO NA COPA DO BRASIL:

1989 – semifinal – Grêmio
Flamengo 2×2 Grêmio
Grêmio 6×1 Flamengo

1993 – semifinal – Grêmio (pelo gol fora)
Flamengo 4×3 Grêmio
Grêmio 1×0 Flamengo

1995 – semifinal – Grêmio (pelo gol fora)
Flamengo 2×1 Grêmio
Grêmio 1×0 Flamengo

1997 – final – Grêmio (pelo gol fora)
Grêmio 0x0 Flamengo
Flamengo 2×2 Grêmio

1999 – quartas – Flamengo
Grêmio 1×2 Flamengo
Flamengo 2×2 Grêmio

2004 – quartas – Flamengo
Grêmio 0x1 Flamengo
Flamengo 0x0 Grêmio

2018 – quartas – Flamengo
Grêmio 1×1 Flamengo
Flamengo 1×0 Grêmio

2021 – quartas – Flamengo
Grêmio 0x4 Flamengo
Flamengo 2×0 Grêmio

Nas quatro classificações do Flamengo contra o Grêmio, o Rubro-Negro passou ‘sem sustos’, levando a melhor no placar agregado. O mais elástico ocorreu justamente no último encontro, quando o Mengão fez 6 a 0, sendo 4 a 0 na Arena do time do Sul, em 2021. Detalhe: o técnico do Mengão era o atual comandante do adversário, Renato Gaúcho.

Do lado do Grêmio, das quatro classificações, em três houve empate no placar agregado, mas o time gaúcho levou a melhor no extinto regulamento do ‘gol fora’. Antigamente, quem marcasse mais como visitante, em empates na soma dos resultados, ficava com a vaga. Na atual regra da Copa do Brasil, em caso de igualdade, as partidas são decididas em cobranças de pênaltis.

O desempate no retrospecto entre Flamengo e Grêmio ainda não tem datas para acontecer. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretendia realizar as partidas das semifinais no início de agosto, mas a Conmebol marcou os duelos das oitavas da Libertadores no período. O Mengão, por exemplo, encara o Olimpia (PAR) nos próximos dias 03 e 10.

Enquanto os próximos passos do Flamengo na Copa do Brasil não são definidos, o Rubro-Negro vira o foco para o Campeonato Brasileiro. No domingo (16), o Mais Querido encara o Fluminense, pela 15a rodada da competição, no Maracanã, a partir das 16h (horário de Brasília). O Coluna do Fla transmite o duelo, ao vivo, no YouTube.