Destaque

ATÉ QUANDO? Torcedor do Olimpia faz gesto racista para setor do Flamengo no Defensores del Chaco; veja vídeo

Compartilhe

Gesto ocorreu após o fim da partida


Por: Késia Alves, Leo José e Pedro Paulo Catonho

Durante a estadia de torcedores do Flamengo em Assunção, os rubro-negros foram alvos de racismo nas ruas da capital do Paraguai. Dentro do estádio não foi diferente. Após a vitória do Olimpia (PAR), por 3 a 1, no Defensores del Chaco, um ‘hincha’ foi flagrado imitando macaco em direção à Nação presente ao jogo. As imagens foram obtidas em primeira mão pela reportagem do Coluna do Fla.


O Coluna do Fla é o representante do Fla na final do iBest! Vote e nos ajude a conquistar mais esse título


VEJA VÍDEO:

O caso ocorreu após a partida. O torcedor ficou provocando os rubro-negros fazendo o sinal de 3 a 1, em alusão ao placar do jogo, e depois passou a imitar macaco e gritando ‘mono’ (macaco, em espanhol). Um colega presente na arquibancada, revoltado com o gesto, chegou a recriminar o racista, que não se importou e continuou cometendo o crime. O vídeo foi filmado por um fã do Flamengo.

Este não foi o primeiro vídeo de racismo gravado por brasileiros em Assunção. No dia do jogo, enquanto um ônibus chegava na cidade, um torcedor imitou macaco em direção ao veículo com vários rubro-negros. Também em um shopping, outros fãs do Flamengo foram alvos de insultos racistas antes de a bola rolar.

A prática de racismo tem sido comum durante a Copa Libertadores da América. Times brasileiros foram alvos em diversos países, como Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e agora no Paraguai, nas competições da Conmebol – Libertadores e Sul-Americana. No entanto, as penas impostas pela Confederação Sul-Americana de Futebol são brandas.

Na quinta-feira (11), o Olimpia chegou a emitir um comunicado horas antes de a bola rolar pedindo para os torcedores do clube não cometessem atos racistas em direção aos brasileiros, porém, o recado não adiantou. O Estádio Defensores del Chaco recebeu mais de 40 mil pessoas no duelo válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América e, até o aparecimento do vídeo obtido pela reportagem do Coluna do Fla, não foram registradas outras cenas lamentáveis no palco do duelo.

Notícias recentes

  • Manchetes

Rossi surpreende com atitude antes de viagem para jogos do Flamengo em Portugal

O que Rossi fez na chegada do Aeroporto do Galeão neste domingo (28)?   Agustín…

28/06/2026
  • Manchetes

Arrascaeta manda recado a profissional após eliminação do Uruguai na Copa do Mundo

O que disse Arrascaeta a Laniyan Neves, fisioterapeuta do Flamengo e da Seleção Uruguaia?  …

28/06/2026
  • Destaque

Copa do Mundo: Ancelotti mantém 2 jogadores do Flamengo no time titular para jogo do Brasil x Japão; veja provável escalação

Quais jogadores do Flamengo podem ser titulares em jogo do Brasil x Japão? A Seleção…

28/06/2026
  • Manchetes

Samuel Lino admite ‘cabeça limpa’ após férias e define expectativa para jogos do Flamengo em Portugal

O que disse Samuel Lino, atacante do Flamengo, sobre a intertemporada em Portugal?   A…

28/06/2026
  • Destaque

“Se perder, não vou ficar triste”: Zico abre o coração sobre jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

Zico conversou com o Coluna do Fla nesse sábado (27) Maior ídolo da história do…

28/06/2026
  • Destaque

Léo Pereira, do Flamengo, espera estrear na Copa do Mundo em jogo do Brasil x Japão

Qual jogador do Flamengo ainda não recebeu minutos na Copa do Mundo? A Seleção Brasileira…

28/06/2026