O Flamengo aposta no retrospecto positivo na Copa do Brasil para garantir a vaga na final da competição mais uma vez. Quando o Rubro-Negro sai na frente no primeiro jogo, dificilmente é superado na volta. Em 27 participações no torneio, em apenas quatro ocasiões o Rubro-Negro levou a virada e acabou eliminado. Nesta quarta-feira (16), o Mengo tenta avançar após fazer 2 a 0 no Grêmio, em Porto Alegre.
REVIRAVOLTAS SOFRIDAS PELO FLAMENGO NA COPA DO BRASIL:
1993 – Semifinal (Fla eliminado pelo extinto critério ‘gol fora’)
Flamengo x Grêmio (4 x 3 na ida e 0 x 1 na volta)
1995 – Semifinal (Fla eliminado pelo extinto critério ‘gol fora’)
Flamengo x Grêmio (2 x 1 na ida e 0 x 1 na volta)
1999 – Quartas da final
Flamengo x Palmeiras (2 x 1 na ida e 2 x 4 na volta)
2014 – Oitavas de final
Flamengo x Atlético-MG (2 x 0 na ida e 1 x 4 na volta)
Uma coincidência preocupante para o torcedor do Flamengo é que, em duas das quatro viradas, o ‘vilão’ foi o Grêmio. Porém, em ambos os casos, os gaúchos avançaram graças ao antigo regulamento da Copa do Brasil. Em 1993 e 1995, as equipes empataram no agregado, mas os porto-alegrenses avançaram pelo extinto critério de gol fora de casa.
Na regra atual, caso empate no agregado, a partida vai para os pênaltis. As outras duas eliminações aconteceram em 1999 e 2014. Na primeira situação, o Flamengo fez 2 a 1 no Maracanã contra o Palmeiras e perdeu de 4 a 2 no extinto Parque Antárctica. Já em 2014, o Rubro-Negro fez 2 a 0 no Atlético-MG, no Rio de Janeiro, e levou 4 a 1 no Mineirão.
Nesta quarta-feira (16), o Flamengo tentará fazer que a ‘exceção’ não se repita pela quinta vez. A bola rola para Fla x Grêmio a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela volta da semifinal da Copa do Brasil. O Coluna do Fla transmite o jogo, ao vivo, no YouTube.