Apenas uma vez na história da Copa do Brasil o Flamengo foi desclassificado após conseguir uma vantagem de dois gols na primeira partida. Em 2014, o Atlético-MG venceu de virada, por 4 a 1, e eliminou o Fla nas semifinais da competição nacional.
Desde a primeira realização do torneio, em 1989, o Flamengo só perdeu vantagem por dois gols uma única vez na história. Nas semifinais de 2014, o clube enfrentou o Atletico-MG, no Mineirão, defendendo uma liderança de dois tentos adquirida no Maracanã. Com tentos de Chicão e o paraguaio Victor Cáceres, o Rubro-Negro foi a Belo Horizonte podendo perder por um gol de diferença para classificar.
Tudo parecia se encaminhar, quando na partida de volta, Éverton Cardoso abriu o placar no primeiro tempo, obrigando o clube mineiro marcar quatro vezes para conquistar a classificação. Porém, os gols vieram, e ainda na etapa inicial Carlos Júnior descontou para o Atlético-MG. Já no início da etapa final, Maicosuel diminuiu. Dátolo fez o terceiro aos 36′ e Luan, aos 40′, concluiu a virada.
O Clube da Gávea, que sonhava com o tetracampeonato, sendo bicampeão consecutivo em 2014, foi eliminado nas semifinais. Se ter a vantagem de dois gols fora de casa não é garantia, é diferente quando o Flamengo decide em seu mando. Jogando a segunda partida no Maracanã, o Rubro-Negro jamais deixou escapar a classificação com dois tentos à frente, na Copa do Brasil.
Pronto para manter a escrita de não perder uma vantagem de dois gols decidindo em casa, o Flamengo recebe o Grêmio nesta quarta-feira (16). As equipes entram em campo às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pelas semifinais da Copa do Brasil. O Coluna do Fla transmite o jogo com narração de Rafa Penido, comentários de Tulio Rodrigues e reportagens de Vitor Beloti e Léo José. A Globo exibe a partida na TV aberta.