Bruno Henrique foi o destaque do jogo deste sábado (02), no Engenhão
Caiu no tapetinho? Já era a invencibilidade e os 100% do Botafogo jogando no gramado sintético do Engenhão pelo Campeonato Brasileiro. Neste sábado (02), o Flamengo venceu o rival, por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos. Foi a primeira derrota do líder como mandante na competição, após 12 jogos. Os gols do jogo foram marcados por Marlon Freitas (contra) e Bruno Henrique para o Fla; Victor Sá anotou ao time de General Severiano.
Com o resultado, o Flamengo subiu para 39 pontos, 12 atrás do Botafogo, que segue líder, com 51. O embate foi válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de acabar com os 100% do rival dentro de casa no Brasileirão, foi a sétima vitória seguida do Rubro-Negro jogando no Engenhão neste clássico.
Jorge Sampaoli inovou no esquema, com três zagueiros, sendo um deles Erick Pulgar, improvisado entre Fabrício Bruno e Léo Pereira. Antes de a bola rolar, o técnico explicou a escolha para tentar anular o forte jogo aéreo do Botafogo, que contou com a volta de Tiquinho Soares no time titular.
UM GOL PARA CADA LADO NO PRIMEIRO TEMPO
O Flamengo começou surpreendendo e abriu o placar logo no primeiro minuto. Wesley arrancou pela direita e cruzou rasteiro. O volante Marlon Freitas tentou cortar, mas mandou para o fundo das redes, contra. Se o botafoguense não jogasse para a própria meta, Bruno Henrique aparecia atrás com ótimas condições de finalizar.
A equipe rubro-negra seguia melhor no jogo. Aos sete minutos, Bruno Henrique arrancou pela esquerda e tocou para o Pedro. O camisa 9 arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima da meta. A primeira finalização do Botafogo aconteceu apenas aos dez, mas sem sustos, com Marlon Freitas.
Aos 15 minutos, Allan errou saída de bola e o Botafogo quase empatou. Mas Erick Pulgar salvou, com carrinho providencial na pequena área. O chileno vibrou muito com a jogada. Porém, o rival conseguiu empatar logo depois. Depois de cruzamento da esquerda, Tiquinho Soares escorou com o peito dentro da área, e Victor Sá dominou, limpou Gerson e soltou a bomba. Matheus Cunha nem se mexeu.
Logo depois, aos 22 minutos, Bruno Henrique perdeu grande chance. Gerson dominou pelo lado esquerdo, rolou para o camisa 27, que estava livre na área e poderia dominar. Porém, o atacante tentou chutar de primeira, de canhota, e Lucas Perri não teve dificuldades para encaixar.
A partida estava boa para Bruno Henrique, que tinha muita liberdade pelo lado esquerdo. Aos 34 minutos, o camisa 27 arrancou em alta velocidade, ganhou na corrida dos adversários e apareceu livre na cara de Lucas Perri. No entanto, o atacante tentou finalizar por cobertura, mas errou o toque, e o goleiro pegou sem dificuldades.
Tiquinho Soares quase virou o jogo aos 43 minutos. Após cruzamento na área, o camisa 9 finalizou, a bola passou por Matheus Cunha e tinha a direção das redes. Mas Fabrício Bruno conseguiu salvar em cima da linha, garantindo o empate no primeiro tempo da partida. Bruno Henrique ainda assustou aos 47′, mas Lucas Perri fez linda defesa, jogando para escanteio.
BRUNO HENRIQUE DESTRÓI NO SEGUNDO TEMPO
A etapa complementar começou como o primeiro tempo: com o Flamengo em cima. A um minuto, Bruno Henrique arrancou pela esquerda e achou Wesley dentro da área. O lateral chegou batendo de primeira, mas jogou por cima da meta adversária. Logo depois, o camisa 27 chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento, após lindo toque por cobertura em Lucas Perri.
Com seis minutos, troco do Botafogo. Victor Sá ganhou na corrida de Fabrício Bruno e finalizou. Matheus Cunha fez a defesa em dois tempos. Na sequência, quase golaço do Flamengo. Erick Pulgar jogou na área de cabeça, Pedro dominou já girando e finalizou com a bola no alto, dentro da área. A bola passou por cima.
O Botafogo chegou novamente aos 13 minutos, em cobrança de falta de Eduardo, que passou rente ao travessão. Aos 18′ e 21′, o rival chegou mais duas vezes em finalizações de longa distância. Na primeira, Matheus Cunha encaixou chute de Luis Henrique. Depois, Diego Costa mandou para longe. Com os donos da casa mais presentes no ataque, Jorge Sampaoli resolveu mexer no time, com Everton Ribeiro na vaga vaga de Victor Hugo.
O HOMEM DO JOGO colocou o Flamengo na frente novamente. Em linda jogada individual, Bruno Henrique deixou o marcador adversário na saudade e chutou de fora da área, no ângulo, indefensável para Lucas Perri, aos 28 minutos. Na comemoração, o atacante saiu fazendo o gesto de chororô, em provocação à torcida adversária. Logo após o tento, o ídolo rubro-negro foi substituído, dando lugar a Everton Cebolinha. No mesmo momento, Allan saiu para entrada de Thiago Maia.
Atrás do marcador, o Botafogo partiu com tudo para cima, no esquema 4-2-4. Já o Flamengo se fechou, Jorge Sampaoli chegou a tirar Gerson para colocar David Luiz, com o objetivo de segurar o placar nos instantes finais. Até o goleiro Lucas Perri foi para o ataque nos minutos finais e perdeu boa chance, após cruzamento na área.
PRÓXIMO JOGO
O futebol brasileiro terá uma pausa a partir de segunda-feira (04), por conta da Data FIFA, com as Eliminatórias da Copa do Mundo. O Flamengo jogará apenas no dia 13 de setembro, contra o Athletico-PR, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. A bola vai rolar às 21h30 (horário de Brasília). O jogo será fora do Maracanã por conta da pausa para reforma do gramado.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1X2 FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro – 22ª rodada
Local: Estádio Nilton Santos
Data: 02 de setembro de 2023 (sábado)
Gols: Marlon Freitas (contra) 1’/1º, Victor Sá 18’/1º, Bruno Henrique 28’/2º
Botafogo: Lucas Perri; JP, Adryelson, Victor Cuesta, Marçal; Marlon Freitas, Gabriel Pires, Eduardo; Matías Segovia, Tiquinho Soares, Victor Sá. Técnico: Bruno Lage.
Flamengo: Matheus Cunha, Fabrício Bruno, Erick Pulgar e Léo Pereira; Wesley, Allan, Gerson, Victor Hugo e Ayrton Lucas; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.