Um dia após a derrota de 3 a 0 para o Athletico-PR, o Flamengo tem movimentação importante nos bastidores. A partir das 19h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (14), o Conselho Deliberativo do clube vai votar as propostas de emendas estatutárias sobre ampliação de mandato, extinção da reeleição e exclusão de candidatos que ocupam cargos eletivos. O pleito acontece na sede do Mengo, na Gávea.
As propostas de emenda visam mudar o estatuto do Flamengo em relação a três pontos importantes. O próximo presidente eleito, caso a emenda seja aprovada, teria mandato único de quatro anos. Atualmente, o mandatário tem três anos de gestão, com possibilidade de uma reeleição.
Além dos dois pontos envolvendo o tempo e o formato do mandato, a proposta para o veto a políticos eleitos a cargos públicos para disputa da presidência e da vice-presidência geral do Flamengo também será votada. Nessa emenda, o um vereador, deputado estadual, deputado federal ou senador, por exemplo, não poderiam ser presidente ou vice-presidente geral do Rubro-Negro.
O modelo com veto a políticos eleitos não afetaria Marcos Braz, vereador no Rio de Janeiro. Isso porque, o político está como vice-presidente de futebol, não como vice-presidente geral, cargo ocupado atualmente por Rodrigo Dunshee.
Membros natos e eleitos do Conselho Deliberativo foram convocados no final de agosto para participarem da votação desta quinta-feira (14). Vale lembrar que as medidas do pleito terão validade a partir do próximo mandato, que se inicia após as eleições do final de 2024.
“CONSELHO DELIBERATIVO
EDITAL REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DIA 14.09.2023
Ficam convocados os membros natos e eleitos do Conselho Deliberativo, que estejam no gozo dos seus direitos estatutários, ou seja, quites com o FLAMENGO, para reunião extraordinária a realizar-se no próximo dia 14 de setembro de 2023, quinta-feira, às 19h em primeira convocação e às 19h30min em segunda e última convocação, no salão nobre Gilberto Cardoso Filho, na Av. Borges de Medeiros, 997, Lagoa, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:
6. Apreciação e votação da ata da sessão anterior;
7. Apreciação e votação do SUBSTITUTIVO da Comissão Permanente de Estatuto extraído da proposta de emendas estatutárias formulada pelos conselheiros Emílio de Mattos Habibe, Marcelo de Aguiar Oliveira, Marcelo Cumplido e Rodin Spielmann de Sá para alterações dos incisos II e III do artigo 99 e criação dos incisos XX e XXI do mesmo artigo; alterações do inciso II do artigo 125; dos artigos 138, 140, 141 e seu parágrafo único; do inciso III do artigo 143 e do artigo 144 do Estatuto Social.
8. Apreciação e votação do SUBSTITUTIVO da Comissão Permanente de Estatuto extraído de propostas de emendas estatutárias formuladas pelos conselheiros Alexandre José Santos de Almeida para alteração do artigo 69 e inclusão do parágrafo 6º; alterações dos incisos I e II do artigo 81; dos incisos I, II e IV do artigo 88; do inciso I do artigo 99; do artigo 114; dos artigos 150 e 151; e pelos conselheiros José Luiz Correa dos Santos Filho e Reinaldo Coniglio Rayol Júnior para inclusões dos parágrafos 6º, 7º e 8º no artigo 69 do Estatuto Social.
9. Assuntos Gerais.
Os documentos relativos à ordem do dia estão à disposição para consulta dos membros do Conselho, das 9h às 18h, na Diretoria dos Conselhos.
O livro de presença estará à disposição a partir das 17h.
Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2023.
Antonio Alcides Pinheiro da Silva Freire
Presidente do Conselho Deliberativo”
Ver comentários
Uma vez que comentei aqui que eu não tinha medo de perder jogador, pois o clube estando bem financeiramente, ele pode contratar e repor. Meu maior medo era que a ideia que foi implementada em 2013 fosse esquecida. A chapa azul tinha um lema: "tudo pelo Flamengo, nada do Flamengo". Pois bem, o grupo foi desmembrado entre os que seguem o Bandeira de Mello e o grupo do Landim. Este grupo atual está cada vez mais parecido com gestões de outrora, tipo Kleber Leite, Márcio Braga, Edmundo Santos Silva, Patrícia Amorim, etc. E parece me que essa incessante vontade de aumentar o tempo de mandato e bloquear a candidatura de outros é para impedir que se descubra alguma falcatrua. É urgente que se tire essa atual diretoria e faça uma auditoria das contas do Flamengo.