Tempo de mandato, extinção de reeleição e mais: Flamengo vota propostas de emenda nesta quinta-feira

Votação acontece na sede do Flamengo, na Gávea, bairro da Zona Sul do Rio


Um dia após a derrota de 3 a 0 para o Athletico-PR, o Flamengo tem movimentação importante nos bastidores. A partir das 19h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (14), o Conselho Deliberativo do clube vai votar as propostas de emendas estatutárias sobre ampliação de mandato, extinção da reeleição e exclusão de candidatos que ocupam cargos eletivos. O pleito acontece na sede do Mengo, na Gávea.

VEJA PROPOSTAS:

  • Mandato presidencial passar de três para quatro anos;
  • Extinguir reeleição;
  • Vetar eleitos a cargos públicos para presidência e vice-presidência geral.

As propostas de emenda visam mudar o estatuto do Flamengo em relação a três pontos importantes. O próximo presidente eleito, caso a emenda seja aprovada, teria mandato único de quatro anos. Atualmente, o mandatário tem três anos de gestão, com possibilidade de uma reeleição.

Além dos dois pontos envolvendo o tempo e o formato do mandato, a proposta para o veto a políticos eleitos a cargos públicos para disputa da presidência e da vice-presidência geral do Flamengo também será votada. Nessa emenda, o um vereador, deputado estadual, deputado federal ou senador, por exemplo, não poderiam ser presidente ou vice-presidente geral do Rubro-Negro.

O modelo com veto a políticos eleitos não afetaria Marcos Braz, vereador no Rio de Janeiro. Isso porque, o político está como vice-presidente de futebol, não como vice-presidente geral, cargo ocupado atualmente por Rodrigo Dunshee.

Membros natos e eleitos do Conselho Deliberativo foram convocados no final de agosto para participarem da votação desta quinta-feira (14). Vale lembrar que as medidas do pleito terão validade a partir do próximo mandato, que se inicia após as eleições do final de 2024.

VEJA CONVOCAÇÃO

“CONSELHO DELIBERATIVO

EDITAL REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DIA 14.09.2023

Ficam convocados os membros natos e eleitos do Conselho Deliberativo, que estejam no gozo dos seus direitos estatutários, ou seja, quites com o FLAMENGO, para reunião extraordinária a realizar-se no próximo dia 14 de setembro de 2023, quinta-feira, às 19h em primeira convocação e às 19h30min em segunda e última convocação, no salão nobre Gilberto Cardoso Filho, na Av. Borges de Medeiros, 997, Lagoa, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

6. Apreciação e votação da ata da sessão anterior;

7. Apreciação e votação do SUBSTITUTIVO da Comissão Permanente de Estatuto extraído da proposta de emendas estatutárias formulada pelos conselheiros Emílio de Mattos Habibe, Marcelo de Aguiar Oliveira, Marcelo Cumplido e Rodin Spielmann de Sá para alterações dos incisos II e III do artigo 99 e criação dos incisos XX e XXI do mesmo artigo; alterações do inciso II do artigo 125; dos artigos 138, 140, 141 e seu parágrafo único; do inciso III do artigo 143 e do artigo 144 do Estatuto Social.

8. Apreciação e votação do SUBSTITUTIVO da Comissão Permanente de Estatuto extraído de propostas de emendas estatutárias formuladas pelos conselheiros Alexandre José Santos de Almeida para alteração do artigo 69 e inclusão do parágrafo 6º; alterações dos incisos I e II do artigo 81; dos incisos I, II e IV do artigo 88; do inciso I do artigo 99; do artigo 114; dos artigos 150 e 151; e pelos conselheiros José Luiz Correa dos Santos Filho e Reinaldo Coniglio Rayol Júnior para inclusões dos parágrafos 6º, 7º e 8º no artigo 69 do Estatuto Social.

9. Assuntos Gerais.

Os documentos relativos à ordem do dia estão à disposição para consulta dos membros do Conselho, das 9h às 18h, na Diretoria dos Conselhos.

O livro de presença estará à disposição a partir das 17h.

Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2023.

Antonio Alcides Pinheiro da Silva Freire

Presidente do Conselho Deliberativo”

Ver comentários

  • Uma vez que comentei aqui que eu não tinha medo de perder jogador, pois o clube estando bem financeiramente, ele pode contratar e repor. Meu maior medo era que a ideia que foi implementada em 2013 fosse esquecida. A chapa azul tinha um lema: "tudo pelo Flamengo, nada do Flamengo". Pois bem, o grupo foi desmembrado entre os que seguem o Bandeira de Mello e o grupo do Landim. Este grupo atual está cada vez mais parecido com gestões de outrora, tipo Kleber Leite, Márcio Braga, Edmundo Santos Silva, Patrícia Amorim, etc. E parece me que essa incessante vontade de aumentar o tempo de mandato e bloquear a candidatura de outros é para impedir que se descubra alguma falcatrua. É urgente que se tire essa atual diretoria e faça uma auditoria das contas do Flamengo.