Tite tinha o sonho de trabalhar no Rio de Janeiro
Dos quatro principais ‘centros’ do futebol brasileiro, Tite trabalhou em três: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Agora, o treinador iniciará a jornada no Rio de Janeiro, após ser oficializado pelo Flamengo nesta segunda-feira (09). O objetivo de dirigir em um time da Cidade Maravilhosa é antigo, revelado pelo gaúcho em 2015, quando ainda estava à frente do Corinthians.
“Mais do que um desafio é um objetivo pessoal. Eu quero trabalhar no Rio. Terminar minha etapa aqui (no Corinthians) e trabalhar lá. Quando, eu não sei. Mas quero sentar com um visionário, com um louco, um maluco para planejar e pensar futebol”, disse Tite, em entrevista ao ‘O Globo’, em 2015.
Na época, o futebol carioca era visto como ‘passo atrás’ em relação ao futebol paulista. O Flamengo vivia o início da reconstrução financeira, apesar do título da Copa do Brasil dois anos antes. O Vasco terminaria 2015 rebaixado, o Botafogo estava na Série B, e o Fluminense brigou para não cair até as últimas rodadas do Brasileirão. Então, Tite deu a receita para o sucesso dos times do Rio de Janeiro.
“A impressão que tenho é de que o primeiro clube do Rio que tiver uma infraestrutura parecida com a do Corinthians e do São Paulo, de centro de treinamento, da logística de todo trabalho integrado (departamento médico, fisiologia, concentração, campos de treinamento) vai dar um passo muito grande. A paixão é a mesma, a qualidade, os profissionais trabalhando nos grandes clubes cariocas têm a mesma motivação do que em Minas e São Paulo. Vai gerar credibilidade”, acrescentou o treinador, na ocasião.
Tite iniciará os trabalhos no Centro de Treinamento Ninho do Urubu na manhã desta terça-feira (10). Na parte da tarde, o técnico comandará a primeira atividade junto aos jogadores, que folgaram nesta segunda (09). O gaúcho assinou contrato válido até dezembro de 2024 e chega ao Mengão com os auxiliares Matheus Bachi, Cléber Xavier e César Sampaio, além do preparador físico Fábio Mahseredjian.
Além da Seleção Brasileira, Tite trabalhou no Corinthians, Palmeiras, Internacional, Grêmio, São Caetano, Atlético-MG, Juventude, Caxias, Ypiranga, Veranópolis, Guarany de Garibaldi, e duas equipes dos Emirados Árabes. A passagem mais marcante foi no clube de Itaquera, onde ganhou o Mundial de Clubes, em 2012.