Notícias

Approach? Zona 14? Entenda o ‘vocabulário’ de Tite, novo técnico do Flamengo

Tite tem costume de usar palavras ‘rebuscadas’ nas entrevistas


Tive contato com 12 ou 13 atletas na Seleção. Isso dá um approach inicial, de saber como é o comportamento dos jogadores. Tomara que a gente seja feliz”. A frase é de Tite, no primeiro dia em que esteve no Ninho do Urubu, na terça-feira (10). O treinador gosta de utilizar algumas palavras ‘diferentes’. Então, o Coluna do Fla explica o significado de expressões ‘rebuscadas’ que o técnico deve usar nas coletivas após os jogos do Flamengo.

VEJA O VOCABULÁRIO ‘TITÊS’:

APPROACH
Visão, enfoque sobre determinada prática, situação, problema. Ou, modo particular de lidar com uma situação, atitude. Frase do treinador na terça (10): “Tive contato com 12 ou 13 atletas na Seleção. Isso dá um approach inicial, de saber como é o comportamento dos jogadores. Tomara que a gente seja feliz”.

ZONA 14
Setor em frente à área rival. Na visão de Tite, o campo tem 18 zonas. Frase do treinador em 2021: “Pergunta tática, resposta tática. Quando a gente fala, academicamente falando, na zona 14 ou praticamente falando o meia ponta de lança, o meia criativo, as duas posições, ele é um desses jogadores. Neymar é um desses jogadores. Paquetá é um desses jogadores. Everton Ribeiro é um desses jogadores. Claudinho é um desses jogadores”.

EXTERNOS DESEQUILIBRANTES
Nada mais, nada menos que os pontas rápidos e habilidosos. No Flamengo, seriam Bruno Henrique, Luiz Araújo e Everton Cebolinha, por exemplo. Frase de Tite em 2021: “No melhor momento desta Seleção, nas Eliminatórias de 2018, Coutinho foi o que chamei de ‘externo desequilibrante’”.

TREINABILIDADE
A capacidade dos jogadores evoluírem nos treinamentos. Em 2011, quando dirigia o Corinthians, a palavra até virou alvo de brincadeira em uma coletiva, já que o técnico havia prometido que usaria palavras mais simples. “E até o tempo de treinabilidade que a mesma equipe tem…(silêncio)…putz, fui falar…(silêncio novamente)…que m…, hein?! (risos)”.

JOGADOR TERMINAL
Pode ser chamado de ‘matador’, artilheiro, o responsável por fazer os gols. No ano passado, Tite utilizou a expressão para se referir a Pedro, do Flamengo. “Pedro especificamente é um ‘9’ de área, terminal. Jogador da última bola, jogador da conclusão. É o Fred atual. Tem grande capacidade de construção. Contra uma equipe que joga muito atrás, fechada, precisa de jogadas de lado que te permitam um gol de cabeça. O gol contra o Vélez Sarsfield (ARG) mostra isso. Ele empresta esta qualidade“.

REC 5
Durante a última Copa do Mundo, Tite utilizou em muitas entrevistas o termo ‘Rec 5’. Na ocasião, o próprio treinador foi questionado sobre o assunto e teve que explicar. “É o perde-pressiona. Tem uns que chamam de cinco segundos de loucura, outros que chamam de pressão imediata, de Rec 5. Usem o nome que quiserem“.

LATERAL CONSTRUTOR
Em resumo, seria o Filipe Luís. Lateral que gosta de armar o jogo, e que não tenha o estilo de ‘correria’. “Na medida em que se tem pontas, tu não vais ter lateral ofensivo, vais ter lateral construtor. E a qualidade técnica individual que o Dani Alves empresta nesse quesito é impressionante. Qualidade técnica individual para ele ser um articulador, um organizador. Essa é a função dele, é isso que ele pode nos proporcionar, entre outras virtudes, como a liderança”, disse Tite, ao explicar a convocação do ex-Barcelona (ESP) na última Copa do Mundo.

QUANDO SERÁ A APRESENTAÇÃO DE TITE?
O Flamengo ainda não definiu quando será a entrevista de apresentação de Tite. O treinador já trabalhou na terça (10) e na quarta (11), mas ainda não atendeu a imprensa para falar sobre o Mengão. Mas, a expectativa é que o gaúcho explique como pretende usar os “externos desequilibrantes” na “zona 14”, marcando no “Rec 5” até a bola chegar ao “jogador terminal” em breve.