Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo
Por: Késia Alves
Chegou ao fim mais um casamento entre Flamengo e treinador. Dessa vez, Jorge Sampaoli foi demitido do Rubro-Negro, na última quinta-feira (28), e deixou o clube carioca após cinco meses no comando. O período chama atenção, já que o Fla teve apenas um técnico que permaneceu à frente do time por mais de um ano na gestão Landim.
O Flamengo caminha para ter o décimo treinador desde que Rodolfo Landim assumiu a presidência do clube, em 2019. De lá para cá, o único técnico que ficou no comando da equipe por mais de um ano foi Jorge Jesus. O português foi contratado em junho de 2019 e deixou o Mengo em julho de 2020, com 81,3% de aproveitamento, para assumir o Benfica (POR).
RELEMBRE QUANTO TEMPO CADA TREINADOR FICOU NO FLAMENGO NA GESTÃO LANDIM
Abel Braga
Janeiro de 2019 até maio de 2019 (4 meses)
Jorge Jesus
Junho de 2019 a julho de 2020 ( 1 ano e 1 mês)
Domènec Torrent
Julho de 2020 a novembro de 2020 (4 meses)
Rogério Ceni
Novembro de 2020 a julho de 2021 (8 meses)
Renato Gaúcho
Julho de 2021 a novembro de 2021 (4 meses)
Paulo Sousa
Janeiro de 2022 a junho de 2022 (5 meses)
Dorival Júnior
Junho de 2022 a novembro de 2022 (5 meses)
Vítor Pereira
Janeiro de 2023 a abril de 2023 (3 meses)
Jorge Sampaoli
Abril de 2023 a setembro de 2023 (5 meses)
Importante ressaltar que, dos nove treinadores que passaram pelo Flamengo durante a gestão Landim, seis foram demitidos. Foram eles: Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Vítor Pereira e Jorge Sampaoli. Abel Braga e Jorge Jesus saíram por vontade própria, enquanto Dorival Júnior não teve o contrato renovado.
Além disso, apenas três treinados da gestão Landim levantaram taças. Jorge Jesus foi o primeiro, conquistando a Libertadores (2019), o Brasileirão (2019), a Supercopa do Brasil (2020), a Taça Guanabara (2020), a Recopa Sul-Americana (2020) e o Campeonato Carioca (2020).
Já Rogério Ceni venceu o Campeonato Brasileiro (2020), a Supercopa do Brasil (2021), a Taça Guanabara (2021) e o Campeonato Carioca (2021). O último treinador que conquistou títulos com o Flamengo foi Dorival Júnior, que levantou a taça da Copa do Brasil (2022) e a da Libertadores (2022).
TITE E FLAMENGO
O próximo treinador do Flamengo será Tite. Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente pelo Mais Querido, o ex-comandante da Seleção Brasileira já deu o ‘ok’ para a proposta oferecida pelo Mengo. Agora, a diretoria resolve apenas os detalhes para a chegada do técnico, que terá contrato até o fim de 2024, quando também encerra o mandato de Rodolfo Landim
Enquanto aguarda a chegada de Tite, o Flamengo segue sob o comando do interino Mário Jorge, que prepara o elenco rubro-negro para o próximo compromisso da temporada. No sábado (07), o Rubro-Negro encara o Corinthians, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada na Neo Química Arena, a partir das 21h (horário de Brasília), e terá transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.
Mais Querido tem quatro desfalques para a 26ª rodada do Brasileirão O Flamengo divulgou a…
Dupla vai representar o Equador em amistosos contra Coreia do Sul e Japão nesta Data…
Ginastas do Flamengo somam cinco medalhas ao todo na etapa da Hungria da Copa do…
Saúl tem chance de ouro para 'ressurgir' no Flamengo Todo jogador que chega ao Flamengo…
Mais Querido segue no topo da tabela mesmo sem entrar em campo nesta 28ª rodada…
Gemini aponta favoritismo do Flamengo e prevê vitória por 2 a 0 sobre o Red…