Em 2023, Santos, Matheus Cunha e Agustín Rossi já defenderam a meta do Flamengo
Por: Pedro Paulo Catonho
Na vitória do Flamengo sobre o Bahia, Agustín Rossi fez a estreia com o Manto Sagrado no Maracanã. O duelo de sábado (30) foi apenas o segundo do argentino no Campeonato Brasileiro. Na atual edição da competição, Santos e Matheus Cunha também entraram em campo pelo Fla. A última vez em que o Rubro-Negro utilizou menos de três arqueiros em um Brasileirão foi em 2016, com Alex Muralha e Paulo Victor.
GOLEIROS UTILIZADOS PELO FLAMENGO NO BRASILEIRÃO DESDE 2016
2023 – Santos, Matheus Cunha e Rossi
2022 – Diego Alves, Santos e Hugo Souza
2021 – Diego Alves, Hugo Souza e Gabriel Batista
2020 – Diego Alves, Hugo Souza, César e Gabriel Batista
2019 – Diego Alves, Gabriel Batista e César
2018 – Julio Cesar, Diego Alves e César
2017 – Diego Alves, Alex Muralha, Thiago e César
2016 – Alex Muralha e Paulo Victor
No recorte dos últimos sete anos, as temporadas de 2017 e 2020 bateram recorde, com quatro goleiros sendo utilizados no Campeonato Brasileiro. Até a chegada de Diego Alves, em 2017, que desembarcou no clube no segundo semestre, o Flamengo teve dificuldade para firmar um arqueiro titular, com Alex Muralha, Thiago Rodrigues e César Bernardo lutando pela posição. Já em 2020, o dono da posição sofreu com muitas lesões e nova disputa ocorreu.
Por pouco, 2018 não repetiu a marca de 2016, com apenas dois goleiros atuando no Brasileirão. Ídolo do Flamengo, Julio Cesar fez uma partida de despedida da carreira, contra o América-MG, e entrou em campo no Campeonato Brasileiro. Os demais 37 duelos foram divididos por Diego Alves (23) e César (14).
Em 2023, o goleiro que mais atuou no Brasileirão pelo Flamengo foi Matheus Cunha, com 19 partidas. Na sequência vem Santos, com seis. Já Agustín Rossi estreou no campeonato contra o Goiás, na 24ª rodada, e atuou diante do Bahia, no último sábado (30).
Com o técnico interino Mário Jorge, Agustín Rossi foi titular na última partida e a tendência é que o mesmo ocorra no sábado (07), quando o Flamengo encara o Corinthians, na Neo Química Arena. Depois, com a chegada iminente de Tite, a disputa estará em aberto. Santos tem a favor já ter trabalhado com o treinador na Seleção Brasileira, e Matheus Cunha carrega o feito de ter jogado mais na competição.