Por: Pedro Paulo Catonho
Na vitória do Flamengo sobre o Bahia, Agustín Rossi fez a estreia com o Manto Sagrado no Maracanã. O duelo de sábado (30) foi apenas o segundo do argentino no Campeonato Brasileiro. Na atual edição da competição, Santos e Matheus Cunha também entraram em campo pelo Fla. A última vez em que o Rubro-Negro utilizou menos de três arqueiros em um Brasileirão foi em 2016, com Alex Muralha e Paulo Victor.
GOLEIROS UTILIZADOS PELO FLAMENGO NO BRASILEIRÃO DESDE 2016
2023 – Santos, Matheus Cunha e Rossi
2022 – Diego Alves, Santos e Hugo Souza
2021 – Diego Alves, Hugo Souza e Gabriel Batista
2020 – Diego Alves, Hugo Souza, César e Gabriel Batista
2019 – Diego Alves, Gabriel Batista e César
2018 – Julio Cesar, Diego Alves e César
2017 – Diego Alves, Alex Muralha, Thiago e César
2016 – Alex Muralha e Paulo Victor
No recorte dos últimos sete anos, as temporadas de 2017 e 2020 bateram recorde, com quatro goleiros sendo utilizados no Campeonato Brasileiro. Até a chegada de Diego Alves, em 2017, que desembarcou no clube no segundo semestre, o Flamengo teve dificuldade para firmar um arqueiro titular, com Alex Muralha, Thiago Rodrigues e César Bernardo lutando pela posição. Já em 2020, o dono da posição sofreu com muitas lesões e nova disputa ocorreu.
Por pouco, 2018 não repetiu a marca de 2016, com apenas dois goleiros atuando no Brasileirão. Ídolo do Flamengo, Julio Cesar fez uma partida de despedida da carreira, contra o América-MG, e entrou em campo no Campeonato Brasileiro. Os demais 37 duelos foram divididos por Diego Alves (23) e César (14).
Em 2023, o goleiro que mais atuou no Brasileirão pelo Flamengo foi Matheus Cunha, com 19 partidas. Na sequência vem Santos, com seis. Já Agustín Rossi estreou no campeonato contra o Goiás, na 24ª rodada, e atuou diante do Bahia, no último sábado (30).
Com o técnico interino Mário Jorge, Agustín Rossi foi titular na última partida e a tendência é que o mesmo ocorra no sábado (07), quando o Flamengo encara o Corinthians, na Neo Química Arena. Depois, com a chegada iminente de Tite, a disputa estará em aberto. Santos tem a favor já ter trabalhado com o treinador na Seleção Brasileira, e Matheus Cunha carrega o feito de ter jogado mais na competição.
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…