Boca Juniors (ARG) e Fluminense farão a final da Copa Libertadores da América em 2023
A Copa Libertadores da América conheceu o segundo finalista nesta quinta-feira (05). Jogando no Allianz Parque, o Boca Juniors (ARG) calou o estádio ao eliminar o Palmeiras, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Como houve empate na Bombonera, em Buenos Aires, a equipe argentina avança à final para enfrentar o Fluminense. Será a primeira decisão em quatro anos sem dois brasileiros na final.
Depois de 2019, na épica virada do Flamengo contra o River Plate (ARG), apenas brasileiros jogaram as decisões nos anos seguintes. O Palmeiras foi campeão em 2020 e 2021 ao superar Santos e Mengo, respectivamente. Já no ano passado, o Mais Querido foi tricampeão em cima do Athletico-PR.
ÚLTIMAS FINAIS DE LIBERTADORES:
2023 – Boca Juniors x Fluminense
2022 – Flamengo 1×0 Athletico
2021 – Palmeiras 2×1 Flamengo
2020 – Palmeiras 1×0 Santos
2019 – Flamengo 2×1 River Plate (ARG)
O Boca Juniors quebrou a ‘hegemonia’ brasileira com o gol do astro Edinson Cavani. O centroavante vinha sendo criticado por parte da torcida, já que somava dez jogos e apenas um gol. No entanto, o artilheiro marcou na hora que mais precisava. Aos 23 minutos do primeiro tempo, Miguel Merentiel arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para o conterrâneo de Arrascaeta, que só empurrou para as redes.
Na etapa final, Marcos Rojo, capitão do time, ainda foi expulso. O Palmeiras pressionou, conseguiu empatar a partida, com Piquerez. Mas os argentinos levaram a melhor nos pênaltis. Com o resultado, o Boca Juniors mantém vivo o sonho do sétimo título de Copa Libertadores da América. Caso conquiste, chegará ao topo do ranking ao lado do heptacampeão Independiente (ARG).
Já o Fluminense, que chega na final pela segunda vez na história, nunca ganhou a Copa Libertadores. Por coincidência, o rival fará o último jogo da competição no Maracanã. Em 2008, o time das Laranjeiras perdeu, nos pênaltis, para a LDU (EQU), no Templo Sagrado.
O Flamengo, que deu adeus para a competição nas oitavas de final, ao cair para o Olimpia (PAR), ainda precisa correr atrás da classificação para a Libertadores 2024 via Brasileirão. O Mais Querido está em quinto, e pode subir para o G4 se vencer o Corinthians, no sábado (07), na Neo Química Arena. O Coluna do Fla transmite o jogo, ao vivo, no YouTube.