Flamengo define prioridades de contratações, renovações e saídas para a próxima temporada
O Flamengo está a cinco jogos de encerrar a temporada 2023 e o principal objetivo do clube é a classificação direta para a Libertadores. Enquanto luta para atingir a meta no Campeonato Brasileiro, o Fla monitora o mercado para 2024.
Primeiramente, Tite cobra que o foco principal do Flamengo seja nas últimas cinco partidas do Brasileirão. A diretoria rubro-negra atende, no entanto, segue monitorando o mercado em busca de boas negociações para a próxima temporada.
DE LA CRUZ NA MIRA
O foco principal do Flamengo no mercado da bola já se tornou um velho conhecido da torcida: Nicolás De La Cruz. Desde as últimas tentativas de contratar o uruguaio, o Mais Querido mantém conversas com o staff do atleta, que já sinalizou que deseja acertar como Fla.
Atualmente, a multa rescisória de De La Cruz é de 16 milhões de dólares, ou seja, cerca de R$ 78 milhões na cotação do momento. Importante frisar que o River Plate (ARG) afirma que só negocia o jogador se o Flamengo fizer o pagamento à vista. Além do time argentino possuir 30% dos direitos econômicos do atleta, o Liverpool de Montevidéu (URU) tem 70%.
FLAMENGO QUER REFORÇAR OUTRAS POSIÇÕES
Além de De La Cruz, o Flamengo também deseja reforçar pelo menos outras três posições: zaga, lateral esquerda e ‘volância’. Importante frisar que a diretoria rubro-negra está aberta a outras possibilidades de mercado. Por fim, o Mais Querido ainda terá o retorno de Matheus Gonçalves, que está emprestado ao Red Bull Bragantino até o fim de 2023.
RENOVAÇÕES EM ANDAMENTO
Antes de mais nada, o Flamengo já definiu que vai renovar o contrato com três jogadores do atual elenco. Tratam-se de Bruno Henrique, Gabigol e Everton Ribeiro. Enquanto o primeiro já teve a situação resolvida, o camisa 10 ainda não é ‘unanimidade’ entre a diretoria rubro-negra. Por fim, o capitão do Fla só deve ser procuraado quando o Brasileirão chegar ao fim.
SAÍDAS IMINENTES
Além das possíveis chegadas e renovações, o Flamengo também precisa definir a situação de dois jogadores em especial: Rodrigo Caio e Filipe Luís. Enquanto o zagueiro não faz mais parte dos planos do Mais Querido e deve deixar o clube, o lateral ainda terá o futuro definido. Isso porque, o camisa 16 pretende se aposentar aos 38 anos caso o Fla não opte por estender o vínculo por mais uma temporada.
OBJETIVO EM 2023
Enquanto precisa definir o planejamento para a próxima temporada junto ao Tite, o Flamengo luta para conquistar o objeito principal de 2023. Isso porque, o novo treinador foi contratado para ajudar o Mais Querido a se classificar direto para a Libertadores de 2024.
Atualmente, o Flamengo ocupa a sexta colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Desse modo, o time está fora da zona que garante vaga para a disputa da Libertadores no próximo ano. Com isso, o objetivo de Tite no Fla é chegar ao menos no G4.