Fase de grupos da Libertadores começa em março, com Flamengo classificado no Pote 1
A Conmebol realizou o primeiro sorteio da Libertadores 2024 nesta terça-feira (19). O evento aconteceu em Luque, no Paraguai, e definiu os confrontos da fase 1 e 2 da competição continental. Desse modo, o Coluna do Fla traz todos os detalhes da primeira parte do principal torneio da América.
A partir de 2024, a Conmebol definiu que a primeira fase da Libertadores acontecerá em jogo único. Além disso, a entidade divulgou que terá apenas três confrontos, marcados para ocorrer entre 07 e 14 de fevereiro. Puerto Cabello (VEN) x Defensor Sporting (URU), Aurora (BOL) x Melgar (PER) e Aucas (EQU) x Nacional (PAR) foram os embates sorteados.
VEJA OS CONFRONTOS DAS PRIMEIRAS FASES DA LIBERTADORES
FASE 1
Puerto Cabello (VEN) x Defensor (URU)
Aurora (BOL) x Melgar (PER)
Aucas (EQU) x Nacional (PAR)
FASE 2
Águilas Doradas (COL) x RB Bragantino
Aucas ou Nacional (PAR) x Atlético Nacional (COL)
Always Ready (BOL) x Sporting Cristal (PER)
Godoy Cruz (ARG) x Colo-Colo (CHI)
Sportivo Trinidense (PAR) x El Nacional (EQU)
Puerto Cabello ou Defensor x Nacional (PAR)
Portuguesa (VEN) x Palestino (CHI)
Aurora ou Melgar x Botafogo
FASE 3
Águilas Doradas ou Bragantino x Aurora ou Melgar ou Botafogo
Aucas ou Nacional (PAR) ou Atlético Nacional x Portuguesa ou Palestino
Always Ready ou Sporting Cristal x Puerto Cabello ou Defensor ou Nacional (PAR)
Godoy Cruz ou Colo-Colo x Sportivo Trinidense ou El Nacional
Além disso, o sorteio definiu os adversários de Botafogo e Red Bull Bragantino, que são os únicos brasileiros na fase prévia da Libertadores. Desse modo, o rival do Flamengo enfrenta Aurora ou Melgar, que se enfrentam na primeira parte, enquanto o time paulista encara o Águilas Douradas.
Além dos confrontos definidos da fase 1 e 2, a Conmebol também planejou os duelos da terceira parte do torneio. Desse modo, caso Botafogo e Red Bull Bragantino vençam os respectivos jogos, irão se enfrentar na última etapa, anterior a fase de grupos da Libertadores. Ou seja, existe a possibilidade de um brasileiro ser eliminado ainda na prévia da competição internacional.
E O FLAMENGO?
Vale lembrar que o Flamengo se classificou diretamente para a fase de grupos da Libertadores. Ou seja, o Rubro-Negro estreia na competição internacional apenas em abril, em meio à final do Campeonato Carioca e o início do Brasileirão. O Mais Querido conquistou a vaga após terminar a competição nacional de pontos corridos em quarto lugar, com 66 pontos.