O Flamengo se movimenta em 2024 voltar a conquistar títulos, já que em 2023 o Clube da Gávea não levantou nem uma taça. Por isso, o diretor executivo do Rubro-Negro, Bruno Spindel, apontou os erros do Mais Querido na temporada e prometeu que o ano que vem será vitorioso no Mengo.
— Houve uma série de aspectos (em 2023), tem responsabilidade de todos. A gente já está agindo sobre os pontos que a gente entende que errou. São pontos de diversos aspectos. Não é uma coisa só. Teve ao longo do ano uma questão central que foi o fato ocorrido no jogo do Atlético-MG (agressão a Pedro pelo preparador físico Pablo Fernandez) -, disse Spindel, antes de continuar:
— Foi uma questão central que causou uma série de transtornos. Mas não foi a única coisa responsável por esse ano que não conquistamos como antes. A gente está trabalhando duro. Essas ações vão fazer ter um ano vitorioso em 2024. Não é uma coisa só. É uma responsabilidade para todos – finalizou, em entrevista ao ‘UOL Esporte‘.
O Flamengo inicia a temporada 2024 com Tite no comando do elenco rubro-negro. Isso porque, o ex-treinador da Seleção Brasileira assumiu o Mais Querido em outubro de 2023, com a missão de classificar o Mengo para a Copa Libertadores. Após garantir a vaga do Clube da Gávea à competição continental, o técnico, agora, fica à frente da reformulação do plantel para o próximo ano.
— Como todo ano, buscamos qualificar o elenco. Ao longo dos anos, se você olhar, do elenco campeão brasileiro e Libertadores de 2019, tem Gabriel, Everton, Arrascaeta, Bruno Henrique, Gerson. Tem cinco atletas daquele elenco. A gente já fez um trabalho de renovação de elenco -, analisou, até continuar:
— É natural (reformular). Vamos continuar fazendo trabalho de forma comprometida. Entregar o que foi planejado com presidente, Tite, Braz e o Conselho, para ter ano vitorioso de 2024. Foi importante a chegada do Tite antes para poder fazer essa programação -, finalizou Bruno Spindel.
Dando início à reformulação, o Flamengo está atento ao mercado em busca de oportunidades para reforçar o elenco rubro-negro em 2024. Sendo assim, a diretoria do Fla já encaminhou acordo com Matías Viña, da Roma (ITA). Além disso, tem negociação avançadas pelo zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino.
Outro reforço para o Flamengo em 2024 é Nicolás de la Cruz. Isso porque, o desejo antigo do Rubro-Negro se despediu do River Plate (ARG) na última sexta-feira (22). Dessa forma, a diretoria do Fla irá pagar a multa rescisória do jogador de forma à vista. Desse modo, a quantia equivale a 16 milhões de euros (cerca de R$ 78 milhões na cotação atual). O contrato, inclusive, será válido por cinco anos, ou seja, até dezembro de 2028.
Com expectativa de já poder contar com, ao menos, três reforços, o elenco do Flamengo é aguardado a partir das 14h (horário de Brasília) do dia 08 de janeiro, no CT Ninho do Urubu. Na ocasião, Tite dá início à preparação do plantel rubro-negro para 2024, com compromissos iniciais pelo Campeonato Carioca e pela pré-temporada.
David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Ver comentários
E vão fazer mais cagadas de novo para no final, propor mais reformulações de elenco...
John,
Quando as pessoas acham que são boas, e não conseguem (por falta de humildade e outros fatores) parar para analisar fria e racionalmente suas ações, fica muito difícil.
Ele disse que sempre renovam o elenco. Mentira. Um dos erros grosseiros desta Diretoria é fazer contratações aleatórias, sem olhar as maiores necessidades do elenco. Outro erro absurdo é essa mania de muitas vezes contratar jogador pelo nome (ou do empresário A ou B), ainda que esteja numa idade muito avançada ou com histórico preocupante de lesões (a contratação de Vidal, por exemplo, foi um grande erro, assim como a renovaçãodo David Luiz). Além disso, eles são lentos nas contratações e muitas vezes perdem tempo enorme insistindo em determinado jogador.
Outro erro: ainda que um ou outro jogador da base seja aproveitado, a base é muito pouco utilizada. Já perdemos, por valores muito baixos, jogadores da base que poderiam ser melhor aproveitados e dariam, ao menos, bons reservas (o que ajudaria, inclusive, a fazer vendas melhores). Outros times fazem isso muito melhor que o Flamengo.
Além de tudo que foi exposto, esse ano ficou muito evidente a falta de comando no Departamento de Futebol. Um Departamento que não sabe se impor e fazer as devidas cobranças aos jogadores. Esse elenco, independente de qualquer coisa, precisa ser colocado no seu lugar. Esses jogadores precisam entender que, para continuar no Clube, precisam assumir suas responsabilidades, agir com seriedade e comprometimento. Eles precisam de muito treinamento e seriedade. Quem não quiser isso, que saia. Agora eu pergunto: tem algum dirigente na atual gestão com coragem e iniciativa pra fazer seu papel e cobrar desses caras?
Para completar meu comentário anterior, acrescento que essa Diretoria precisa parar com essa mania de contratar jogador com idade avançada (ou com contrato muito longo, que a longo prazo vai nos trazer problemas). Uma coisa é ter, na equipe, uns 3 ou 4 jogadores mais experientes (e olhe lá). Outra coisa é ter a maior parte do time assim.
Se hoje já temos, por exemplo, Everton Ribeiro e Arrascaeta nesse meio campo, que são jogadores mais lentos, não tem porque ficar enchendo o time de jogador mais velho.
E a Comissão técnica precisa aproveitar o início da temporada e focar no condicionamento físico desse elenco. No ano de 2023 uma das maiores vergonhas foi ver esse time muitas vezes se arrastando em campo. O futebol moderno exige isso e o Clube precisa corrigir isso para ontem.