Portuguesa perdeu quatro pontos por escalação irregular de Héverton no Brasileirão de 2013
A Portuguesa perdeu quatro pontos no Campeonato Brasileiro de 2013 e caiu para a Série B após a escalação irregular do meia Héverton. Em entrevista ao podcast ‘Resenha com TF’, o ex-jogador Robert revelou que o Fluminense sabia da utilização não permitida do time paulista e, por este motivo, não se preocupou em descer de divisão.
— Os caras vieram falando que não foi isso, que os caras roubaram a gente, que não sei quem a gente vai brigar lá, porque foi isso e no final vai dar bom pra gente e tal. Porque eles sabiam dessa situação [do Héverton]. Acho que já estavam sabendo dessa situação sim. Porque quando acabou o jogo, eles falaram sobre, tá ligado? Porque a gente estava ali no desespero de subir né, mano. Vamos jogar a Série B? Ai alguém me falou: ‘Não, mano, será isso, isso e isso’. Ai falei já é -, destacou.
RELEMBRE O CASO
O Fluminense terminou na 17ª posição do Campeonato Brasileiro de 2013. No entanto, a Portuguesa, que ficou em 14º, escalou o meia Héverton, que estava suspenso e não poderia entrar em campo. Por este motivo, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o time paulista com a perda de quarto pontos na tabela, decretando o rebaixamento da equipe de São Paulo.
FLAMENGO TAMBÉM PERDEU PONTOS
Vale destacar que o Flamengo também recebeu punição do STJD. Isso porque, o lateral André Santos estava suspenso e, mesmo assim, atuou na última partida do Campeonato Brasileiro. Desse modo, o Mais Querido também perdeu quatro pontos na tabela de classificação do Brasileirão, mas não terminou entre os quatro últimos colocados.
Foi umas das grandes armações do Flu, na história do Brasileirão.
A pior foi o crédito dado a um juiz corrupto, que retirou a parda de 6 pontos do Corinthians, após a descoberta de falcatruas do clube paulista. A fala do juiz safado levou o crédito contra as acusações e, no final, o time de Kia Joorabchian, outra figura descondenada por nossa “excelente” justiça, faturou o campeonato.
Os “investimentos”/lavagem no Corinthians foram tão altos que não havia como o clube perder campeonato. Seria uma revolução em que muitas cabeças de “alto prestígio” iriam rolar. O Corinthians, para o bem de MUITOS, foi campeão.
Lembro-me que na época, a suspensão era relacionada a outra competição (Copa do Brasil, se não me engano) e por isto, até hoje não entendi esta questão das escalações irregulares. Se alguém puder me explicar, agradeço.