Os bastidores do futebol estão movimentados neste domingo (17). Isso porque, a FIFA anunciou a criação de uma nova competição anual. Trata-se da Copa Intercontinental, que, diferentemente do atual formato do Mundial de Clubes, terá apenas uma equipe classificada direto para a final, que se tratará de um time europeu.
A Copa Intercontinental será realizada anualmente. Dessa forma, a FIFA definiu que apenas o vencedor da Champions League terá vaga direta na final do torneio. Para classificar o outro finalista, sendo assim, um playoff será realizado entre os campeões continentais, incluindo o da Libertadores.
“A partir de 2024, haverá uma competição anual de clubes da Fifa, a Copa Intercontinental. O torneio terá a participação de todos os atuais campeões das maiores competições continentais e terminará com uma final em local neutro entre o campeão da Uefa Champions League e o vencedor de um playoff intercontinental entre clubes de outras confederações“, explicou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, por meio das redes sociais.
Segundo a FIFA, o playoff da Copa Intercontinental terá duas fases. Dessa forma, a primeira delas será com o campeão da Ásia e com o da África. Sendo assim, eles se alternarão anualmente para disputar, em casa, com o vencedor da Oceania. Portanto, a decisão de quem joga a primeira partida desse novo formato será feita por meio de sorteio.
Já a segunda fase será entre o campeão da Libertadores e o da Concaf, em jogo único, realizado na casa de um dos dois clubes. Desse modo, um sorteio define o mando de campo. Depois, o local se alterna ano a ano entre os continentes.
Por fim, os vencedores de cada fase se enfrentam em jogo único para definir quem disputa a grande final com o campeão da Champions League. A partida entre os classificados das etapas, inclusive, acontece em um campo neutro, no mesmo estádio da final da Copa Intercontinental.
Importante ressaltar que a FIFA já tem a confirmação inicial de algumas datas. No entanto, como as primeiras fases da Copa Intercontinental ainda serão definidas de acordo com os clubes e confederações, a entidade definiu os dias da ‘semifinal’ e da ‘final’ do playoff. Dessa forma, os jogos acontecerão em 14 e 18 de dezembro de 2024, em campo neutro.
A FIFA também confirmou a mudança do Mundial de Clubes. Diferentemente da atual edição, o ‘Super Mundial’ acontecerá de quatro em quatro anos. Além disso, 32 equipes participarão da disputa internacional. O Flamengo, vale ressaltar, já está classificado para o torneio, que acontecerá entre os dias 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.