Notícias

“Lei Vini Jr” é instituída em estado brasileiro; entenda

Cria do Flamengo, Vinicius Júnior inspirou elaboração de lei na Paraíba


As seguidas ofensas racistas contra Vinicius Júnior na Espanha inspiraram a criação de uma lei no Brasil. Nesta terça-feira (12), a Paraíba instituiu a ‘Lei Vini Jr’, motivada no cria do Flamengo. O objetivo é combater o racismo em eventos esportivos, com previsão até do encerramento de jogos nos casos em que a prática criminosa ocorra.

Segundo o Diário Oficial do Estado da Paraíba, a ‘Lei Vini Jr’ quer impor que os estádios e arenas esportivas virem espaços acolhedores para toda a comunidade. Dessa forma, com a promulgação, vira obrigatório a divulgação e realização de campanhas educativas de combate ao racismo. Além disso, é necessária a elaboração de políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas das condutas combatidas por esta Lei.

Por fim, a ‘Lei Vini Jr’ determina a interrupção da partida em andamento em caso de denúncia ou reconhecida a manifestação da conduta racista por qualquer presente. A novidade, ainda, garante que qualquer cidadão poderá informar para uma autoridade presente na praça esportiva a conduta racista que presenciar. Este, por outro lado, terá a obrigação de informar ao delegado do jogo.

RACISMO CONTRA VINI JR

Vinicius Júnior sofre com várias atitudes racistas nos gramados da Espanha. Porém, em dois, o atacante passou por situações mais assustadoras. Em um clássico da capital, torcedores do Atlético de Madrid (ESP) penduraram um boneco com a camisa de Vini Jr enforcado em uma ponte.

O garoto ex-Flamengo passou, também, por dificuldades extremas contra o Valência (ESP), quando até torcedores infantis imitaram macaco em direção a Vini Jr. Intimidado por jogadores do time adversário, o brasileiro acabou expulso de campo, gerando ainda mais revolta dos admiradores de Vinicius. Atualmente, o cria do Ninho é uma das principais ‘bandeiras’ contra o racismo no futebol mundial.

Pedro Paulo Catonho

Ver comentários

  • Ser chamado de macaco não é "privilégio" de Vinícius Jr, e nem isso é de hj. Na final da Libertadores de 1963, entre Santos e Boca Jrs. em Buenos Aires, Pelé foi "saudado" pela mulltidão com cantos de "macaquito del Brasil" durante todo o jogo. Depois, foi caçado em campo pelos argentinos, apanhou muito, mesmo assim deu uma assistência açucarada pra Coutinho empatar o jogo (estava 1x0 pros cucarachas) e, não satisfeito, depois de um drible humilhante no zagueiro deles, já dentro da área, fez o gol do título e comemorou muito, mas muito mesmo, nas barbas dos racistas que queriam até invadir o campo.
    Pelé era meio zen em campo, sempre se impôs pela habilidade e pelo talento único, nunca foi capitão de qualquer time que jogou, e era muito difícil tirá-lo do sério, como aquele zagueiro uruguaio que está tonto até hj com a cotovelada que levou de Pelé. Quanto mais batiam nele, o elã do Rei do Futebol era o de desmoralizar o adversário com dribles e gols, rir deles e deixá-los a cada instante mais irritados e desestabilizados.

    Vini Jr. deveria seguir esse exemplo em campo. Fora dele já é uma referência contra essa praga racista que assola o mundo, mas dentro de campo deve fazer como Pelé, não se irritar com pancada, com provocação, e jogar seu futebol, sorridente e sem medo. Nada como dribles desmoralizantes, gols e dancinha pra deixar esses racistas cada vez mais frustrados, fora de si e humilhados. Dentro de campo, a melhor "resposta" é essa. Fora de campo, processe todos eles! Se não se consegue conscientizar através do conhecimento e do humanitário, que seja arrancando deles gordas quantias. Quando dói (e muito) no bolso, acabam aprendendo na marra.

    Força, Vini! Estamos todos com vc!

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024