Notícias

Flamengo mantém esperança por Gabigol e não vai usar a camisa 10 na Libertadores

Compartilhe

Flamengo aguarda desfecho do recurso e não vai inscrever outro camisa 10 na Libertadores


O Flamengo não vai suspender o contrato de Gabigol mesmo após a condenação do atacante a dois anos sem jogar futebol. Com isso, o Rubro-Negro deve atuar na fase de grupos da Copa Libertadores da América sem um camisa 10.

Isso porque, o Flamengo não cogita dar a camisa 10 de Gabigol para outro jogador enquanto o atacante estiver cumprindo a suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDA). Dessa forma, o Rubro-Negro deve começar a fase de grupos da Libertadores sem ninguém usando o manto histórico.

Em contato com a reportagem do Coluna do Fla, inclusive, um dirigente foi curto e grosso ao falar sobre o assunto. O cartola afirmou ser “chance zero” a possibilidade do Flamengo inscrever outro jogador na Libertadores com a camisa 10 de Gabigol.

O QUE DIZ O REGULAMENTO DA CONMEBOL?

Antes de mais nada, vale ressaltar que a Conmebol alterou os regulamentos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Dessa forma, desde 2023 os clubes podem utilizar números entre 1 e 99. Anteriormente, até 2022 a numeração era limitada à quantidade de jogadores inscritos nas competições, ou seja, ia do 1 ao 45.

Contudo, desde o falecimento de Pelé e da iniciativa do Santos em aposentar a camisa 10, o uso do número histórico deixou de ser obrigatório na Libertadores. Dessa forma, o Flamengo mantém a esperança de ter a volta de Gabigol o quanto antes com o Manto Sagrado que foi de Zico.

CONDENAÇÃO DO ATACANTE

Gabigol foi suspenso por dois anos a contar de abril de 2023 por tentativa de fraude em exame antidoping. Com isso, o atacante teria que cumprir mais um ano de pena, ou seja, até abril de 2025. Contudo, o Flamengo vai recorrer da decisão para tentar a absolvição do camisa 10.

Devido à condenação, Gabigol está proibido de jogar e sequer usar as instalações do Flamengo no Ninho do Urubu ou na sede social do clube, na Gávea. O jogador vai receber uma cartilha especial de treinos individuais para manter a forma neste período.

Em apoio ao jogador, o Flamengo decidiu não suspender o contrato de Gabigol. Além disso, o Mais Querido vai auxiliar o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS). A ideia é que o clube consiga a absolvição do camisa 10.

Ver comentários

  • A camisa 10 tem uma mística que todo jogador quer usar, mas tbm tem um peso. Geralmente ela combina mais com um Meia armador, mas vários atacantes tbm quiseram usar. Depois da saída do Diego que era Meia de origem, Arrasca era o mais adequado, mas o Gabi quis usa-la, assim como o Adriano em 2009 não quis passar para o Pet que já havia usado no passado, Ronaldinho Gaúcho de joga como Meia, mas é atacante de ponta tbm. Savio que tbm jogava com a 10 e era atacante. Fato é que a 10 é bem requisitada, e não é qualquer jogador que consegue desenvolver futebol com ela. O peso e a sombra do Zico sempre será lembrado. Se o dia que o Arrasca pegar essa camisa tomara que não mude seu futebol, pq claramente mudou do Gabriel. Com a 9 era um, com a 10 foi outro.

Notícias recentes

  • Destaque

Paquetá, Léo Pereira e mais: veja atuação de jogadores do Flamengo em jogo do Brasil x Egito

Quatro jogadores do Flamengo entraram em campo nesse sábado (06) A Seleção Brasileira venceu o…

07/06/2026
  • Destaque

Ancelotti é sincero sobre situação de Wesley após jogo do Brasil x Egito: “É uma pena”

Wesley passará por exames na Seleção Brasileira neste domingo (07) O técnico Carlo Ancelotti ganhou…

07/06/2026
  • Destaque

Com Plata, Equador enfrenta a Guatemala hoje em amistoso de preparação para Copa do Mundo; veja horário e onde assistir

Gonzalo Plata foi convocado pelo Equador para disputa da Copa do Mundo As seleções do…

07/06/2026
  • Destaque

Ex-Flamengo, Wesley passa por exames hoje e pode ser cortado da Seleção Brasileira para Copa do Mundo

Wesley precisou deixar o campo em jogo do Brasil x Egito A Seleção Brasileira venceu…

07/06/2026
  • Destaque

Classificação de Cabo Verde para a Copa do Mundo teve participação fundamental campeão pelo Flamengo em 2019

João de Deus, auxiliar de Jorge Jesus no Flamengo, foi técnico de Cabo Verde ‘Braço…

07/06/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo: saiba quem pode ser convocado no lugar de Wesley para Seleção Brasileira

Wesley sentiu dores na coxa esquerda em amistoso do Brasil contra Egito A Seleção Brasileira…

06/06/2026