O Flamengo é repleto de histórias que geram emoções aos torcedores e ex-funcionários do clube quando relembram os momentos no Ninho do Urubu. Nesta semana, o técnico Joel Santana visitou o Museu do Mengão e se emocionou ao mencionar que sente orgulho de ter feito parte do Mais Querido.
— Alegria, gratidão, um clube que eu passei várias vezes, me emociono, é normal. Fiz parte dessa história, deixei um pedacinho da minha vida aqui. Isso me dá um orgulho muito grande, não só o clube, os torcedores, as pessoas que comemoram e vivem em função do Flamengo. Isso aqui é uma força muito grande, não é apenas um clube, é uma Nação. Que continue apresentando a história do Flamengo desde lá do remo até onde chegamos aqui, no futebol, basquete. Isso é muito forte, é muito grande —, disse Joel Santana, em entrevista à ‘FlaTV’.
Joel Santana teve a última passagem pelo Flamengo em 2012, quando salvou o clube rubro-negro do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O treinador teve 17 partidas no comando, nas quais venceu seis, perdeu seis e empatou cinco. Além disso, a equipe marcou 27 e sofreu outros 27 gols nesse período.
Um dos objetos no Museu do Flamengo é a prancheta de Joel Santana. Isso porque, durante o período em que esteve no time rubro-negro, tornou-se comum ver o treinador utilizando essa ferramenta de trabalho. Na sequência, o comandante se caracterizou devido ao instrumento que levava para o banco de reservas.
— A prancheta todo mundo usava, mas ficava com vergonha. Agora todo mundo usa um bloquinho, um papelzinho. A prancheta era o seguinte: ninguém consegue jogar com 80, 90 mil pessoas e lembrar de tudo, então escrevíamos o que queríamos falar. Nós tínhamos, no máximo, de 8 a 10 minutos dentro do vestiário; temos que explicar o porquê estamos falando aquilo. Por isso que o pessoal me chamava de Papai Joel, porque eu era detalhista. Fez parte da minha história. Ela está por aqui, eu deixei no Museu do Flamengo para que as pessoas possam conhecer a prancheta —, concluiu Joel Santana sobre o antigo objeto de trabalho.
Joel Santana teve diversas passagens pelo Flamengo. Sendo assim, o comandante esteve à beira do gramado pelo Mengo em 199 oportunidades. Com isso, foram 114 vitórias, 45 empates e 40 derrotas. No geral, o treinador obteve 65% de aproveitamento.
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…
Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…
Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…
De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…
Flamengo ainda tem chances matemáticas de título no Brasileirão O Flamengo ficou apenas no empate…
Ver comentários
Joel é uma figura especial, divertido, entendedor de futebol, mas muito desvalorizado e sacaneado pela mídia. Tinha a coragem que poucos possuem. Um cara que conseguia tirar dos comandados o melhor que tinham sem esculhambar com ninguém, apenas no papo malandro de quem conhece os atalhos para o coração do ser humano. Foi um tremendo psicólogo, mesmo sem ter se formado em psicologia. É um sujeito que gostaria de sentar num bar e bater um papo. Grande personalidade.
Esse foi o único técnico que foi demitido em vista da baixa performance do time e mesmo assim, foi ovacionado pela torcida em sua última passagem! Além disso, ele também é o único técnico de futebol bem quisto pelas 4 torcidas do Rio (lembrando que apenas uma delas é considerada "torcida grande")! Eterno "Papai Joel"! KKK