O atacante Gabigol foi suspenso pela Justiça Desportiva Antidopagem por dois anos por fraude em exame antidoping. O julgamento durou um pouco mais de duas horas na tarde desta segunda-feira (25), com resultado apertado de 5 votos a 4 a favor do ‘gancho’ ao jogador. Flamengo entrará com recurso.
De acordo com informação do GE, a suspensão de dois anos começou a valer desde 08 de abril de 2023, data em que o exame aconteceu no CT Ninho do Urubu. Ou seja, na prática, Gabigol fica impedido de entrar em campo até abril de 2025. No entanto, segundo apuração do Coluna do Fla, o departamento jurídico do Flamengo entrará com recurso e prestará todo o suporte necessário ao atleta.
Em nota oficial publicada logo após a decisão, o clube se mostrou surpreso com a suspensão ao atacante. Isso porque, o Flamengo diz que não entende que o atleta tenha fraudado o exame antidoping realizado em abril de 2023.
“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.”
Gabigol foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que fala em “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Dessa forma, o trecho prevê suspensão de até quatro anos, mas o atacante do Flamengo foi punido em dois, porém, começando a valer desde abril de 2023.
A punição acontece porque Gabigol estava sendo acusado de dificultar a realização do exame antidoping no centro de treinamento do Flamengo em 08 de abril do ano passado. Na ocasião, de acordo com denúncia do processo, o atacante demorou para se apresentar aos oficiais para dar início ao procedimento. Além disso, o jogador não seguiu as instruções perfeitamente, segundo argumentos da documentação.
Um dos responsáveis pela denúncia apontou que Gabigol foi o único jogador do elenco a não realizar o exame antidoping antes do início do treino às 10h (horário de Brasília). Após a atividade, o atleta tratou os oficiais sem respeito e, contrariando as indicações, almoçou antes de começar a coletar a urina. O camisa 10 ainda se irritou quando o profissional o acompanhou até o banheiro, entregando o pote sem a tampa, infringindo novamente as normas.
O exame em questão é o “doping surpresa”, realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Isso porque, o órgão aparece no local definido sem avisar aos atletas ou os clubes ou instituições desportivas.
Flamengo soma oito vitórias em 17 jogos como visitante no Brasileirão A temporada do futebol…
Ídolo rubro-negro, Diego Alves conquistou praticamente tudo com a camisa do Flamengo Não só os…
Flamengo possui 73,3% de aproveitamento nos últimos cinco jogos O Flamengo conquistou importante vitória por…
Apesar de grande temporada pelo Real Madrid (ESP), Vini Jr perdeu a Bola de Ouro…
David Luiz tem contrato com o Flamengo até dezembro deste ano Parece que Filipe Luís…
Jogos do Campeonato Carioca terão transmissão da Globo e da Band A volta de um…
Ver comentários
Por bem ou por mal saiu, agora o Flamengo pode trazer um atacante muito mais efetivo por muito menos do que gasta com ele.
Uma merda causada única e exclusivamente por ele, mas que vai reverberar no clube.
O cara tinha tudo para sair do Flamengo como ídolo, com todos os louros pelas conquistas.
No entanto, em algumm momento, colocou na cabeça que é mais importante que o grupo, que os técnicos, que o próprio Clube. Queria estar, até hoje, como titular absoluto, mesmo não apresentando futebol condizente. E ainda nos aparece mais essa: indisciplina fora de campo, logo em relação a exame antidoping, o que, todos sabemos, gera punição severa.
Um completo idiota. Deveria despedir toda a equipe de assessoria, pois é pessimamente orientado (ou ng consegue orientá-lo, dada a sua arrogância).
Eu como flamenguista o Flamengo tem que investigar mas tem que respeitar o cara porque e um grande idolo da nação rubro negra tem que deixar ele treinar dar apoio se o Flamengo ganhou aĺguma coisa ele estava junto
Um grande arrogante e prepotente todo elenco seguiu numa boa as recomendações dos peritos mas só ele que sentiu o direito de fazer o que bem quiser.