Ex-árbitro aprova decisões de juiz em jogo do Fla, mas acrescentaria mais uma expulsão ao Atlético-GO

Compartilhe com os amigos

Especialista da Globo, PC Oliveira deu razão a marcações de Atlético-GO x Flamengo


O último fim de semana marcou o início do Brasileirão 2024, e o Flamengo estreou no domingo (14), vencendo o Atletico-GO por 2 a 1. A partida foi recheada de polêmicas envolvendo a arbitragem, porém, para PC Oliveira, ex-árbitro e atual comentarista da Globo, as decisões favoráveis ao Fla foram corretas.

Durante a análise dos lances polêmicos, o ex-árbitro afirmou apenas que acrescentaria uma expulsão ao Atlético-GO. Isso porque, segundo ele, o atleta Alejo deveria receber cartão vermelho aos 37 minutos do primeiro tempo, por falta dura em Ayrton Lucas. Contudo, quanto aos demais lances – expulsão de Alix e pênalti em Bruno Henrique, PC concordou com as decisões de Andre Luiz Policarpo, árbitro do jogo.

CONFIRA AS FALAS DO EX-ÁRBITRO SOBRE CADA LANCE

  •  Não expulsão de Alejo
Falta de Alejo (Atlético-GO) em Ayrton Lucas (Flamengo), sinalizada pelo árbitro com cartão amarelo
Alejo recebeu apenas cartão amarelo após falta dura em Ayrton Lucas, decisão errada segundo a análise de PC Oliveira (Foto: Reprodução)

— Foi no rosto (o contato faltoso), pegou aqui no queixo do Ayrton Lucas, com o pé levantado, atingiu com a sola da chuteira. Pode ser que na avaliação, levaram em consideração que a perna do Alejo estava flexionada, pode ter sido isso a interpretação, mas eu discordo completamente, pelo local que atingiu o adversário no rosto.

— A recomendação para impacto no rosto, na cabeça, é uma recomendação de rigor. A bola estava em altura para ser disputada de cabeça. O Alejo teve intenção? Não teve, mas a regra não fala de intenção. A regra fala a questão de que maneira disputou, se colocou em risco a integridade do adversário ou não. Portanto, um lance para mim, claríssimo, de cartão vermelho.

  •  Expulsão de Alix, zagueiro do Atlético-GO
Falta de Alix (Atlético-GO) em Pedro (Flamengo), punida com cartão vermelho pelo árbitro
Alix foi expulso após parar chance clara de gol do Flamengo, aos 48′ do 1º tempo (Foto: reprodução)

— Tem muitos comentários de que foi uma falta leve, que enroscaram ali a perna. É Importante salientar que a avaliação para essa falta não é avaliação pela natureza da falta. O que a gente tem que avaliar aqui não é intensidade de falta e sim a questão tática.

— O que tem que ser analisado na questão tática? São os elementos que o árbitro avalia numa disputa como essa. Os chamados 4Ds: domínio da bola, que é do Pedro, a distância está na intermediária, a direção da jogada e os defensores.

— Se você analisa na hora da falta, se o Pedro passasse aqui pelo Alix, qual seria a possibilidade dele fazer o gol? Muito grande, né? Então, portanto, a decisão pra mim é correta, é, sim, uma situação clara de gol.

  •  Pênalti em Bruno Henrique
Pênalti de Maguinho (Atlético-GO) sobre Bruno Henrique (Flamengo)
Maguinho cometeu pênalti em Bruno Henrique aos 55′ do 2º tempo e acabou expulso (foto: reprodução)

— O contato ocorre antes mesmo da bola chegar para a disputa e é claramente no rosto. Pega a parte dura do braço… E aonde atinge, com a intensidade que atinge, para mim, a discussão nesse lance, acho que pode ser uma avaliação em relação à punição disciplinar (cartão vermelho ou amarelo). A questão técnica da falta, ela é clara para mim, muito clara. Com esse braço aberto, não só aqui daquele braço para a impulsão, mas ele completamente aberto. E ao disputar a bola dessa maneira, o jogador está assumindo o risco.

— A orientação já está em vigor há anos. E na orientação, é exatamente para marcação de falta.

— O Maguinho não está ao lado do Bruno Henrique subindo e tocando no adversário, ele se desloca e sobe, isso acaba ampliando a questão da intensidade, então é um contato que é no rosto com a intensidade alta e eu concordo com a decisão, pênalti e cartão vermelho, esse ângulo é perfeito.

PC não abordou detalhadamente o pênalti a favor do Atlético-GO

Durante a análise, PC não abordou o pênalti marcado a favor do Atlético-GO, aos 18 minutos do segundo tempo. Isso porque, segundo ele, a infração cometida por Léo Pereira foi clara e, portanto, não havia necessidade de debate ou explicação.

PRÓXIMO COMPROMISSO DO FLAMENGO

Deixando as polêmicas de arbitragem de lado e focando entre as quatro linhas, o Flamengo volta a campo na quarta-feira (17), para encarar o São Paulo, no Maracanã.

O duelo será pela segunda rodada do Brasileirão e vale destacar que, diferentemente do Flamengo, o time paulista perdeu na estreia. Mesmo jogando em casa, o São Paulo perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza e já está pressionado por bons resultados na competição.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • A mídia está criticando a atuação do árbitro do jogo do flamengo, presta atenção nos jogos do Palmeiras todo ano quem mais apita jogos do Palmeiras é o Bráulio será que é conscidencia

  • É sempre a mídia paulista, é uma doença incurável do futebol

  • Concordo com vc Bruno, muita imparcialidade da mídia esportiva quando assunto é Flamengo

  • Gostei do juiz, embora a mídia e o adversário o tenham criticado. Teve pulso firme na aplicação das advertências, não se deixou levar pela pressão do adversário e até mesmo reconheceu o erro em um lance de escanteio que não deveria ter sido marcado. Mas ainda assim, acredito que ele pecou na expulsão do técnico Jair: ele deveria ter dado um amarelo e uma advertência forte para o técnico. Se ele continuasse reclamando, aí sim caberia a expulsão.

  • Pelo menos falou da solada na cara do ayrton lucas. É impressionante como parte da midia é seletiva. O rigor dado no penalti do leo pereira nao pode ser aplicado a outras jogadas ?

    O juiz tem que proteger o jogo. O pedro ia em direção ao gol, com todos os marcadores atras da linha da bola. Se isso nao é para expulsar por uma clara chance de gol entao tem que acabar com essa regra e a gente passa a beneficiar o infrator. Tal qual a cotovelada no bh: “ahhh mas foi sem querer”, irmao sem querer tb é falta. No minimo o cara foi imprudente de subir com o braço aberto. O que é mais revoltante: ele acerta a cara do bh e impede ele de chegar na bola. Oras, se o empurrao do leo pereira numa jogada que o goleiro do Flamengo tem a bola é penalti, pq nao uma jogada que o BH ta disputando a bola e é impedido de chegar nela por uma cotovelada nao tem q ser penalti ?

    Essa seletividade da midia irrita demais