Gabigol foi liberado nesta segunda-feira (30) e já pode ir a campo no próximo jogo do Flamengo
Por: Higor Neves e Nathalia Coelho
Desde o dia 25 de março, Gabigol está afastado das atividades como jogador profissional de futebol, após ser punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude em exame antidoping. Porém, nesta terça-feira (30), a defesa do atacante obteve efeito suspensivo junto ao CAS. A nova liminar libera o atleta para jogo, contudo, ainda não é definitiva.
ENTENDA COMO FUNCIONA O EFEITO SUSPENSIVO
O novo recurso obtido por Gabigol é comum quando se olha do ponto de visto jurídico. Em resumo, pode se dizer que o efeito suspensivo é uma liberação prévia, até que haja o julgamento em uma nova instância.
O TJD-AD deferiu a punição a Gabigol. Depois da suspensão, a defesa do atleta decidiu recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que tem o poder de reverter a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem.
Agora, enquanto não julga o recurso de Gabigol, a CAS optou por liberar o atleta, até a data do julgamento. Vale destacar, inclusive, que Gabi teve todos os votos a favor da liberação nesta fase do recurso, sendo este um bom indicativo para o próximo julgamento.
QUANDO SERÁ O JULGAMENTO DECISIVO?
A CAS ainda não definiu a data para dar o ponto final no caso. Contudo, é certo dizer que, até lá, Gabigol poderá atuar em todas as competições que o Flamengo disputar. Além disso, o camisa 10 volta a treinar junto ao elenco rubro-negro ainda nesta terça-feira (30).
Atualmente, a expectativa é para saber se Tite vai ou não relacionar Gabigol para o próximo jogo do Flamengo, nesta quarta-feira (01). O Rubro-Negro recebe o Amazonas, no Maracanã, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, às 21h30 (horário de Brasília).
Claro que pode ser punido, e deve ser punido, mas não com uma punição exagerada e indecente de 2 anos de suspensão. Dessa suspensão eu acho que ele se livrou, depois de concederem efeito suspensivo a ele por unanimidade. Porém, uma bela multa não está descartada, e será bem merecida.
Agora o Pedro tremeu!!!