Vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee comemorou efeito suspensivo concedido a Gabigol
A manhã de terça-feira (30) começou com notícia animadora para os torcedores do Flamengo. Isso porque, a defesa de Gabigol conseguiu efeito suspensivo e o jogador poderá voltar a atuar. Após a obtenção do recurso, o vice-presidente jurídico do clube, Rodrigo Dunshee, manifestou alegria pelo retorno de Gabriel Barbosa.
— Recebemos com muita satisfação e alegria o resultado do julgamento do efeito suspensivo do Gabriel lá no CAS por 3 a 0. Essa decisão reconheceu que as chances de sucesso do Gabriel são razoáveis e, portanto, não seria justo que ele ficasse um ano sem poder exercer a profissão dele enquanto é julgado esse recurso, ou até um ano, né? -, iniciou o dirigente.
— A decisão não entra em maiores detalhes sobre as chances de sucesso, mas é um início animador. A gente fica feliz que a decisão de recorrer ao CAS foi acertada, porque a estratégia feita no começo foi de optar, como o Gabriel é um atleta internacional, ele pode ser julgado na primeira instância pelo Tribunal Pleno aqui no Brasil e a segunda instância no CAS, na Suíça -, disse Dunshee.
— E a gente fez a opção de usar esse benefício de atleta internacional que o Gabriel é, porque a gente entendeu que seria uma garantia de um julgamento menos emocionado, vamos dizer assim, no exterior. Então, estamos no caminho certo, estamos com muita felicidade, e aí vamos poder contar com o Gabriel, que faz muita falta, e é isso aí, vamos em frente -, concluiu.
RELEMBRE O CASO
Gabigol foi denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) em dezembro de 2023 por tentativa de fraude em exame antidoping, dando início ao caso. Em seguida, no dia 25 de março, o atacante recebeu suspensão de dois anos. Em julgamento, Gabriel Barbosa recebeu o veredito: culpado, por cinco votos a favor da punição e quatro votos contra.
Desse modo, a pena começou a valer retroativamente a partir de abril de 2023, quando a suposta tentativa de fraude no exame ocorreu, com validade até abril de 2025. Com o gancho, Gabigol não podia mais treinar pelo Flamengo ou usar as instalações do Ninho do Urubu.
No entanto, no início de abril, a defesa de Gabigol entrou com o pedido de efeito suspensivo junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS). Após cinco semanas, por unanimidade, o pedido transcorreu positivamente. Agora, o camisa 10 está liberado para atuar nas competições que o Flamengo possui pela frente.
DEE VOLTA AOS TREINOS
A tendência é que Gabigol volte aos treinos nesta terça-feira (30), de acordo com apuração da reportagem do Coluna do Fla. Além disso, há a expectativa de que o atacante figure entre os relacionados no jogo contra o Amazonas, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil, que acontece nesta quarta-feira (01), no Maracanã. A decisão, entretanto, será do treinador Tite após as atividades no Ninho do Urubu.