Desde o dia 25 de março, Gabigol está afastado das atividades como jogador profissional de futebol. Isso porque, após julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), o jogador acabou condenado por tentativa de fraude em exame antidoping. Contudo, entre nove membros do júri, quatro votaram pela absolvição do atleta. Dentre estes, está a vice-presidente Selma Fátima Melo Rocha, que apontou “mentiras” e “tentativa de incriminar Gabigol a qualquer custo”, por parte dos responsáveis pela coleta.
No relatório desenvolvido por Selma Fátima, para justificar o voto, a vice-presidente foi enfática ao contestar o comportamento dos fiscais. “Vislumbro um comportamento malicioso por parte dos DCOs para incriminar o Atleta a qualquer custo“, disse em trecho da justificativa. Além disso, Selma também defendeu que Gabriel só deveria ser condenado em caso de problemas gravíssimos a serem relatados, o que, segundo ela, não aconteceu.
Ainda na justificativa para o voto de absolvição, a vice-presidente contestou o procedimento realizado pela ABCD (Associação Brasileira de Controle de Doping). Isso porque, para ela, sequer havia a quantidade necessária de profissionais para realizar o exame da forma correta em todos os atletas. Junto a isso, os relatos controversos dos fiscais também reforçaram os argumentos de Selma Fátima para votar a favor de Gabigol:
“Ora afirmam que foram impedidos de escoltar o Atleta, ora negam este fato. Cada DCO imputa ao outro a responsabilidade de escoltar o Atleta ao quarto […] Fica evidente, portanto, que eles estão mentindo, devendo o depoimento deles ser totalmente descartado”, explicou Selma.
A auditora Fernanda Farina Mansur foi mais uma que apontou contradições nos depoimentos dos fiscais, assim causando “dificuldade de elucidação” e “série de dúvidas”. Além disso, Fernanda chama atenção para o nome de um oficial que aparecia no formulário, porém, o funcionário diz que não participou da coleta.
Jean Batista Nicolau, outro auditor que votou pela absolvição, fez ponderações sobre a conduta do atleta, que não seria a ideal durante o procedimento. No entanto, Jean afirmou que não há indícios de uma tentativa de fraudar ou tirar vantagem durante o procedimento. Além disso, o auditor também relata contradições nos depoimentos dos fiscais.
“As informações são desencontradas quanto à escolta do atleta, quanto ao procedimento de coleta da urina e lacre dos frascos com a amostra. Um oficial disse que por “muito tempo” o atleta ficou sem a devida vigilância. Já outro disse se tratar de apenas alguns poucos minutos”, justificou Jean em um dos trechos.
*Os trechos apresentados foram obtidos inicialmente pelo GE.
A defesa de Gabigol, com o apoio do Flamengo, entrou com pedido de efeito suspensivo junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS). A ideia é de conseguir liberação para o atleta atuar, antes do julgamento decisivo, que ainda não tem data marcada. Apesar disso, existe a expectativa de resposta até o início de maio.
Apoio: KTO.com FLAMENGO DIVULGA PROJETO DO ESTÁDIO | PREMIAÇÃO MUNDIAL DE CLUBES 👉 Vire membro…
Estádio do Flamengo terá cerca de 78 mil lugares A diretoria do Flamengo apresentou um…
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
Ver comentários
Fofocas dão conta de que um fiscal era vascaino e outro, tricolor.
Obtive a informação por Inteligência Artificial.
Sim, a Guarda revolucionária do Irã e o Mossad pela 1a vez concordaram com alguma coisa. LIL Gabi é inocente. Na verdade era Gabigordo, seu sósia, quem não queria mijar no pote "com uma microcâmera" e fez um escândalo. LIL GABI naquele momento estava num show de Hip Hop e não teve nada a ver com isso. Há um plano maquiavélico da Cabofriense em curso para desvalorizá-lo e permitir sua contratação.
dois indoutas comentado aqui um fala oque não se deve falar em caso de julgamento o outro inventando coisa de corno com a cabeça cheia de artificial do pê de pano
Ok. Partindo do princípio de que estas informações podem ser verdadeiras. Eis a pergunta: PORQUE ESTES FISCAIS TENTARAM INCRIMINAR O GABIGOL? Muito estranho...
Por vários motivos John Smith, por não gostar dele, por raiva, inveja, por não gostar do jeito marrento que ele conduziu o exame, vai saber. Oque me surpreende é parte da torcida ficar contra ele ao invés de a favor sendo ele quem é. Seu exame deu NEGATIVO. Ele foi acusado de TENTATIVA de fraude, e não por FRAUDAR tal exame. Pq ele tentaria fraudar um exame negativo, e fora todas essas questões que já foram apresentadas, de relatos diferentes, mentiras, que ele não fez o exame na hora pq tinha iniciado o treinamento, vídeo da hora que os examinadores chegaram com 1h de diferença, punição abusiva comparada a outras punições em casos semelhantes. São varias as provas que inocentam o atleta, e mesmo assim alguns questionam a verdade. E se quer duvidam dos examinadores sabendo que no Brasil, oque mais acontece é picaretas querendo se dar bem ou prejudicar alguém.
EU SEMPRE FALEI AQUI, QUE ACREDITO NO GABRIEL, E QUE MESMO QUE ELE TENHA ERRADO EM ALGUNS PONTOS, ESSA PUNIÇÃO FOI TOTALMENTE ABUSIVA E EXAGERADA.
Sempre achei absurda essa punição. Seu exame deu "negativo" e ele foi suspenso por 2 anos por haver "desrespeitado" os fiscais. Agora, estupefatos, ficamos sabendo que cada fiscal contou uma historinha diferente, que queriam puní-lo de qualquer maneira e seus depoimentos estavam coalhados de contradições. Mesmo assim, mesmo tendo visto as mesmas contradições que os outros, 5 juízes foram a favor dessa indecência.
Que aplicassem nele uma multa milionária, como castigo por ter tratado mal os fiscais, já estaria de bom tamanho, mas forçá-lo a ficar 2 anos sem exercer sua profissão por conta de "desrespeito"?? Acho que esses "fiscais" tiveram a pretensão de serem o que jamais serão. Se aparecesse qualquer substância proibida no teste, seria o quê? 20 anos de suspensão, mais 30 de cadeia?
Ele merecia ser punido? Sim, mas não dessa maneira absurda, imoral e totalmente fora de propósito.
Se derem um chute no saco do GabiGol, acerta em cheio a boca da turma dessa coluna aqui... vocês são puxa-sacos demais, PQP! Não conseguem sequer disfarçar isso...
A historia toda é muito estranha, com fatos sendo divulgados depois do ocorrido, como o Dr. Tanure dizendo que foi o DM que pediu pro Gabigol atrasar o exame pois ja havia comecado o treinamento. Agora, essas contradicoes sendo exposta. O que aconteceu com a defesa dele? Foi ineficiente ou já era carta marcada a condenacao? E se já esrava condenado de qualquer jeito, qual a motivacao, quem está por tras dessa trama? Tudo muito estranho, independente de quem seja o atleta, inclusive.