Destaque

Presidente do Vasco ainda sofre com gol do Pet e conta bastidores do trivice para o Flamengo

Flamengo foi tricampeão carioca em cima do Vasco nos anos 99, 2000 e 2001


Um dos gols mais emblemáticos da história do Flamengo aconteceu no dia 27 de maio de 2001, por Petkovic, de falta, aos 43 minutos do segundo tempo. O tento que garantiu o título carioca não sai da mente dos rubro-negros, mas também não é esquecida pelos torcedores do Vasco. Em entrevista, Pedrinho, atual presidente do rival, lamenta o resultado até hoje e revela bastidores do confronto.

Se você olhar para aquela final (2001), o primeiro jogo, que vencemos, o Flamengo jogou melhor do que a gente, que foi 2 a 1 (para o Vasco). No segundo jogo, era para a gente estraçalhar o Flamengo, perdemos uns quatro gols na cara do Julio Cesar. Jogamos muito melhor. Mas são coisas que não se explica — disse Pedrinho, que era jogador do Vasco, na época.

Eu, hoje, quando vejo os lances, vejo movimentos que, se não fossem feitos, o destino poderia ter sido diferente. Na minha cabeça, quanto mais posse, mais qualidade, menos a bola está com o adversário — acrescentou Pedrinho, criticando o técnico do Vasco Joel Santana, em entrevista ao podcast ‘Futbolaço’.

O VASCO TREMIA?

Em 2001, a final do Carioca ocorreu em ida e volta, com o Vasco tendo a vantagem no empate no agregado. No primeiro jogo, o rival venceu por 2 a 1. Porém, no embate decisivo, o Mengão conseguiu os dois gols de diferença (3 a 1), com o gol de Petkovic, de falta, aos 43 minutos do segundo tempo.

Antes, porém, o Flamengo havia sido campeão carioca de 1999 e 2000, justamente contra o Vasco. Ao ser questionado se o ‘passado’ entrava em campo, Pedrinho minimizou e disse que cada atleta reage de uma forma quando encara o Rubro-Negro.

É muito individual. A questão emocional parte muito da questão individual. A gente pode ter o mesmo problema e agir de formas diferentes. Não posso achar que todo mundo pode entrar pesado por conta do histórico de derrotas. Tem gente que entra para uma decisão, com responsabilidade de decisão. Agora, carregar um histórico, é individual, não é uma coisa coletiva — concluiu Pedrinho.

VASCO FUGIU

Em 2024, o Vasco perdeu a chance de ser vice para o Flamengo mais uma vez. Afinal, o Rubro-Negro chegou na final e foi campeão. Porém, o rival deu vexame e caiu para o Nova Iguaçu, da Série D, na semifinal. Sem dificuldades, portanto, o maior vencedor do Rio de Janeiro conseguiu o título por 4 a 0 no placar agregado.