Flamengo dominou o Corinthians e contou com brilho individual de Lorran para vencer no Maracanã
O Flamengo entrou em campo na tarde deste sábado (11), para enfrentar o Corinthians, em jogo da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Pressionado, o técnico Tite promoveu mudanças no time titular, e o time reagiu bem, vencendo por 2 a 0. Com a vitoria, o Fla chegou a 11 pontos e assumiu a liderança do Brasileirão, ao menos de forma provisória.
O grande destaque da partida foi o jovem Lorran. Estreando como titular no Brasileirão, o garoto deu assistência para o primeiro gol, marcado por Pedro; e ainda marcou o segundo, após receber passe de Gerson.
O jogo
No início da partida, o Flamengo tentou ter uma postura diferente na saída de bola. Ao invés de usar lançamentos e conexões diretas da defesa ao ataque, o time tentou trocar mais passes curtos ao iniciar as jogadas. Contudo, o Corinthians quase se aproveitou dessa característica logo aos três minutos.
Após vacilo do Fla na saída, o time paulista conseguiu um escanteio. No lance, Garro cobrou na primeira trave e Paulinho conseguiu desviar. O cabeceio foi perigoso, mas Rossi estava bem posicionado e conseguiu defender.
Depois do susto, o Flamengo foi quem passou a pressionar. Aos quatro minutos, Léo Pereira teve ótima chance para cabecear na entrada da pequena área, e a bola passou tirando tinta da trave. Sem deixar o Corinthians respirar, Lorran recebeu de Gerson e tentou o chute cruzado, mas o goleiro Carlos Miguel salvou.
Ainda no “abafa”, aos sete minutos Ayrton Lucas foi mais um a assustar a zaga corinthiana. O lateral arrancou pela esquerda e decidiu arriscar o chute. A bola carimbou a trave e arrancou suspiros da torcida rubro-negra.
Aos poucos, o jogo virou ataque contra defesa, e o goleiro Carlos Miguel ganhou destaque. Aos 17 minutos, o camisa 22 apareceu para salvar uma finalização forte de Cebolinha, que tinha endereço.
Pouco depois, aos 19 minutos, o goleiro do Corinthians não foi capaz de segurar a pressão. Isso porque, Pedro recebeu bola enfiada de Lorran, deixou o zagueiro Felix Torres no chão em um incrível drible e finalizou rasteiro. Carlos Miguel ainda tocou na bola, mas não foi capaz de segurar o chute do camisa 9 rubro-negro. Na comemoração, o time não escondeu a união e também o alívio, com abraços juntamente à comissão técnica.
Aos 24 minutos, mais um confronto entre Cebolinha e Carlos Miguel. Dessa vez, o camisa 11 bateu colocado, buscando o ângulo oposto. O goleiro do Corinthians, mais uma vez, impediu o que seria o segundo gol do Flamengo.
Por volta dos 30 minutos, o Flamengo diminuiu o ímpeto ofensivo e passou a trabalhar mais a bola no campo de ataque, para buscar espaços. Ainda assim, o Fla ainda levou mais perigo ao gol adversário ainda no primeiro tempo. Depois de bola enfiada por De La Cruz, Cebolinha acionou Lorran. O jovem saiu cara a cara com Carlos Miguel, mas errou a passada e tentou o toque de calcanhar, mas acabou mandando sem direção.
Na reta final do primeiro tempo, o Corinthians assustou o Fla por duas vezes. Na primeira, Wesley fez jogada individual pela esquerda, driblou Varela e cruzou rasteiro na pequena área, mas a zaga mandou para escanteio. Na cobrança, o zagueiro Gustavo Henrique conseguiu desviar com perigo, mas a defesa conseguiu afastar novamente.
No contragolpe, De La Cruz encontrou Pedro bem posicionado na entrada da área. O camisa 9 girou bem, mas finalizou na direção do goleiro, facilitando a defesa.
Antes do fim da primeira etapa, ainda teve tempo para um lance capital: após dividida, o atacante Romero, do Corinthians, atingiu Allan de forma intencional, com as travas da chuteira. Jogadores do Flamengo cobraram que o juiz Ramon Abatti Abel fosse ao VAR para verificar agressão e consequente expulsão do adversário. Contudo, o lance foi resolvido apenas com cartão amarelo. Na sequência, o juiz apitou fim do primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo, Pedro foi substituído por problemas no músculo adutor da coxa direita, e Gabigol ganhou vaga.
Antes dos cinco minutos, o camisa 10 do Flamengo reclamou de pênalti. Isso porque, após receber cruzamento na área, o atacante sentiu carga do zagueiro Felix Torres e caiu na área. Contudo, a arbitragem ignorou o pedido de penalidade.
No segundo tempo, o Corinthians passou a atacar mais, e o Flamengo seguiu tendo espaços. Em meio a isso, o Fla teve boa chance para ampliar. Aos 11′, Lorran arrancou e tocou para De La Cruz na entrada da área. O uruguaio finalizou no contrapé, mas o goleiro fez boa defesa.
Pouco depois, o time paulista quase chegou ao empate. Em cobrança de falta na lateral, Garro chutou direto e Rossi espalmou. Na sobra, o zagueiro Cacá finalizou na entrada da pequena área, mas Rossi brilhou e salvou chute a queima roupa.
O Flamengo não demorou a responder, e foi de forma decisiva. Aos 18 minutos, Lorran roubou a bola de Cacá e passou para Gerson. O Coringa conduziu e devolveu para o garoto, que bateu rasteiro, no canto, sem dar chance de defesa e ampliou a vantagem para 2 a 0.
Com o segundo gol, o Flamengo passou a ter o jogo mais controlado e manteve o placar até o fim da partida. O técnico Tite ainda fez substituições para ajudar fechar os espaços do Corinthians. Com isso, Léo Ortiz entrou no lugar de Cebolinha, e Luiz Araújo entrou no lugar de Lorran, que saiu aplaudido.
FICHA TÉCNICA:
Flamengo 2×0 Corinthians
Gols: Pedro (19′, 1ºT) e Lorran (18′ 2ºT)
Cartões: Angel Romero (COR) e Léo Pereira (FLA)
Escalação do Flamengo: Rossi, Varela, Fabricio Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De La Cruz (Victor Hugo) e Lorran (Luiz Araújo); Everton Cebolinha (Léo Ortiz), Gerson e Pedro (Gabigol)
Escalação do Corinthians: Carlos Miguel, Felix Torres, Gustavo Henrique e Cacá (Igor Coronado); Fagner (Leo Maná), Paulinho (Yuri Alberto), Breno e Hugo; Romero (Mosquito), Rodrigo Garro (Biro) e Wesley.