Arrascaeta é quem mais usou a faixa de capitão na Era Tite
Gerson é um dos homens de confiança de Tite no Flamengo. Não à toa, o meio campista se recuperou de cirurgia no rim e vem retomando espaço na equipe. Além disso, o camisa 8 é o segundo jogador que mais usou a braçadeira de capitão sob comando do treinador atual.
Conforme levantamento do Coluna do Fla, Gerson começou 12 jogos como capitão da equipe. No entanto, apenas Arrascaeta aparece à frente no ranking, com 13 aparições sendo o líder do time. Sendo assim, outros três atletas completam a lista.
VEJA A LISTA:
13 – Arrascaeta
12 – Gerson
6 – Bruno Henrique
1 – Everton Ribeiro
1 – Filipe Luís
A pesquisa leva em consideração quem foi o capitão no começo do jogo, a partir da escalação inicial. Ou seja, as vezes que os atletas repassam a braçadeira durante a partida quando são substituídos não entram na contagem. Além disso, os dois jogos da pré-temporada nos Estados Unidos também ficaram de fora — Arrascaeta capitaneou contra Orlando City (EUA) e Gerson diante do Philadelphia Union (EUA).
Para Tite, Gerson tem espírito de liderança e, por isso, é figura comum com a faixa. Entretanto, o respeito que o atleta tem entre os colegas de grupo também é ponto crucial para o treinador designar quem será o capitão do time dentro de campo.
ARRASCAETA TAMBÉM TEM MORAL COM TITE
Arrascaeta é o único jogador acima de Gerson na lista dos que mais foram capitão na Era Tite. Isso porque, como disse o próprio técnico, o meio campista uruguaio fala pouco em campo e nos vestiários, mas quando toma a palavra, todos os companheiros prestam atenção e absorvem as ideias.
Do atual elenco, Bruno Henrique também já começou jogos como capitão: seis, no total. Desse modo, além do camisa 27, somente Arrascaeta e Gerson tiveram tal responsabilidade. Vale lembrar que Everton Ribeiro e Filipe Luís deixaram o clube em dezembro após usarem a braçadeira em uma partida, cada, ainda em 2023.
Gerson como capitão justifica muito o desempenho atual do time, time morto igual a ele.