Proposta criada por Arsene Wenger visa acabar com a ‘mesma linha’
Uma das regras mais conhecidas e que, por muitas vezes, gera polêmica no futebol pode ser alterada em breve. Isso porque, a nova lei do impedimento foi aprovada em testes e será apresentada ao órgão responsável internacional. Na ocasião, a ideia é acabar com a ‘mesma linha’ e anular apenas os lances em que o jogador estiver totalmente com o corpo à frente dos defensores.
O autor da proposta é o ex-técnico francês Arsène Wenger, que atualmente é o chefe de desenvolvimento global de futebol. Os testes de campo realizados na Europa terminaram com aprovação. Agora, segundo o jornal ‘The Times’, acontecerá em breve a apresentação da nova regra à International Football Associaton Board (IFAB), órgão responsável pela regulamentação das regras.
O QUE MUDA COM A NOVA LEI DO IMPEDIMENTO?
Na prática, se a nova lei for aprovada pela IFAB, só vai haver o impedimento se o atacante estiver com o corpo completamente à frente do defensor. Antes de mais nada, importante frisar que, na regra atual, basta que apenas uma parte do atleta (menos mãos e braços) esteja fora da linha da defesa que se configura impedimento.
ENQUANTO ISSO…
Enquanto os responsáveis testam a nova lei do impedimento, o elenco rubro-negro se reapresenta nesta sexta-feira (24) no Ninho do Urubu. Na ocasião, Tite vai dar início à preparação com foco no próximo compromisso da temporada. Isso porque, o Flamengo entra em campo contra o Millonarios (COL) para carimbar vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores.
Desse modo, a bola rola às 21h (horário de Brasília) da próxima terça-feira (28), pela sexta e última rodada da Libertadores. Além disso, vale ressaltar que o Flamengo é o segundo colocado do Grupo E, com sete pontos, enquanto o Millonarios não tem mais chances de avançar às oitavas, já que possui apenas três na pontuação. Por fim, o Bolívar (BOL) é o líder, com dez, enquanto o Palestino (CHI) é o terceiro, com sete. Contudo, vale ressaltar que o Fla aparece na frente dos chilenos por conta do saldo de gols.
TRANSMISSÃO COM O COLUNA DO FLA
Para não perder nenhum detalhe de Flamengo x Millonarios, o torcedor conta com a transmissão mais rubro-negra e pé-quente da internet. Isso porque, o Coluna do Fla faz a cobertura, ao vivo, no YouTube. Desse modo, o ‘brabo’ Rafa Penido comanda a narração acompanhado dos comentários de Tulio Rodrigues. Além disso, a ESPN, em TV por assinatura, e o Star+, no streaming, também exibem o duelo.
Pela regra atual mãos e braços não configuram impedimento????
Então, no Brasil, a CBF criou regras próprias? É isso? Já vi, mais de uma vez, marcarem impedimento a jogadores do Flamengo por causa disso (até por causa de um cotovelo à frente). Inclusive, sempre questionei isso. Afinal, pelo que sabemos, não é admitido gol de braços e mãos.
Gostaria, sinceramente, que alguém me explicasse isso. Os “comentaristas” de rádio, TV e etc sequer tocam no assunto. O negócio deles é fazer firula.
Aliás, aproveito para perguntar se os ditos “comentaristas” estão fazendo escândalo essa semana (como fazem quando é para questionar algum lance do Flamengo) a respeito do pênalti escandaloso não marcado em cima do Pedro (no jogo de quarta-feira).
Na minha opinião, o impedimento só deveria ser caracterizado quando o jogador está em posição de irregularidade tanto no momento em que a bola for passada pelo companheiro, quanto no momento em que ele recebe a bola. Pois já vi muitos casos em que o lance se inicia de forma irregular, mas termina com o jogador recebendo a bola em condição regular. Faz sentido?
O lance se origina no momento do passe, se o jogador estiver em posição irregular o impedimento é marcado, por regra. E pra mim esta correto isso. Sobre essa nova implementação do corpo total a frente, vai facilitar e agilizar muitas analises do Var pq não vai precisar traçar a linha no detalhe já que vai ver a olho mesmo. Mas vai sair muito mais gols, e vai gerar debates entre times que se acharem prejudicados com a nova regra.