Em 18 jogos pelo Flamengo, De La Cruz jogou 90 minutos em quatro ocasiões
Por: Mônica Alves e Pedro Paulo Catonho
Contratado pelo Flamengo no início da temporada, Nicolás de la Cruz tem se destacado na equipe comandada por Tite. Mostrando habilidade e disposição para ajudar em todos os setores do campo, o uruguaio se tornou uma ‘peça chave’ no time. No entanto, a minutagem do camisa 18 liga um ‘alerta’.
O Flamengo possui 23 partidas na atual temporada, e De La Cruz esteve em campo em 18 ocasiões, sendo titular em 17. No entanto, o uruguaio completou os 90 minutos somente em quatro destes jogos. Nos outros 14 duelos o jogador deixou o gramado antes do apito final, somando 1316 minutos jogados de 2070 possíveis.
VEJA:
- Flamengo em 2024 – 23 jogos
- De La Cruz – 18 jogos / 17 como titular / 4 partidas atuando os 90 minutos
- Total de minutos de De La Cruz em 2024: 1316
- 22% de jogos completos
UTILIZANDO A CIÊNCIA
Muito se falado sobre a baixa minutagem de alguns atletas do Flamengo e o fato da comissão técnica de Tite optar por poupar jogadores em determinados jogos. Entretanto, o treinador rubro-negro afirma que as decisões são tomadas levando em consideração a ciência, ou seja, as avaliações físicas de cada atleta.
— A responsabilidade é minha, porque a definição da equipe é minha, mas eu tenho muita lucidez de não estourar um atleta numa sequência de jogos e perdê-lo na sequência. Aí fica muito fácil. A qualidade técnica começa a se perder, começa a errar passe. Esses são todos os indícios para dar dois -, disse o treinador em recente entrevista.
DE LA CRUZ É DÚVIDA PARA O PRÓXIMO JOGO?
No jogo da última quarta-feira (01), contra o Amazonas, De La Cruz gerou preocupação no vestiário do Fla. Isso porque, ainda no intervalo, o uruguaio relatou dores na panturrilha. Desse modo, a comissão técnica decidiu voltar para o segundo tempo com o jogador, porém, aos 19 minutos do segundo tempo, o mesmo deu lugar a Gabigol.
Por conta disso, existe a possibilidade de que De La Cruz seja poupado ou tenha minutagem novamente reduzida no próximo jogo do Flamengo, que será contra o Bragantino. A partida acontece às 18h30 do próximo sábado (04), pela quinta rodada do Brasileirão.
Até então, o time carioca soma sete pontos e está apenas na oitava colocação da competição. Sendo assim, o Rubro-Negro trata uma vitória como fundamental para voltar a brigar pelas posições mais do topo.
O problema é estrutural, e não é de hoje. Tanto que todo jogador novo que chega logo entra nesse mesmo círculo vicioso.
O que vemos, há anos, são jogadores que nunca (ou quase nunca) estão bem fisicamente (apesar de não entregarem tudo nos jogos, estão sempre desgastados), inúmeras lesões, jogadores desestimulados e displicentes em campo etc.
E a torcida fica nessa esquizofrenia colocando a culpa em todos os técnicos que passam pelo Clube.
Precisamos de mudanças estruturais, a começar pela direção. E isso só vai acontecer (se acontecer) no final do ano.
Até lá, vamos do jeito que dá.
Vejam o lado bom: pelo menos, o Flamengo não vai passar este ano em branco (tal como foi em 2023), pois já conquistou o Carioca. E reforço mais uma vez: GESTÃO FRACA! Como havia dito o comentarista do Premiere, “o Flamengo, tem uma excelente estrutura, um elenco recheado, um técnico que conquistou quase tudo e no entanto, não consegue encaixar”. Obviamente, ele deixou de lado as “qualidades” dos nossos “díligêntis”!!!