A tragédia no Rio Grande do Sul tomou proporções nunca antes vistas na história do estado, com enchentes que afetaram inúmeras cidades, como Porto Alegre. Sendo assim, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda a paralisação do Campeonato Brasileiro devido à impossibilidade de Grêmio, Internacional e Juventude poderem atuar nesse período. Portanto, além dos gaúchos, outros dez clubes são a favor da pausa.
O Flamengo é contra a paralisação do Campeonato Brasileiro, assim como Bahia, Red Bull Bragantino, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Vitória. Os integrantes da Liga Forte União, que são compostos por Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Grêmio, Juventude e Vasco, são a favor da pausa.
“Nesta segunda-feira, todos os clubes da Liga Forte União na Série A se posicionaram perante o ofício enviado pela Confederação Brasileira de Futebol. De forma unânime e em bloco, todos são a favor da paralisação imediata do Campeonato Brasileiro até a data de 31 de maio de 2024. A paralisação se faz necessária como medida humanitária, consensual e de justiça de competição”, disse o perfil da Liga Forte União, na última segunda-feira (13).
Athletico-PR
Atlético-GO
Atlético-MG
Botafogo
Criciúma
Cruzeiro
Cuiabá
Fluminense
Fortaleza
Internacional
Juventude
Grêmio
Vasco
Flamengo
Bahia
Red Bull Bragantino
Corinthians
Palmeiras
São Paulo
Vitória
Grêmio, Internacional e Juventude enviaram um ofício à CBF pedindo a paralisação do Campeonato Brasileiro por três rodadas. Contudo, a entidade máxima do futebol brasileiro terá uma reunião extraordinária do Conselho Técnico da Série A no dia 27 de maio para tratar do tema e, consequentemente, tomar uma decisão.
Por outro lado, o Ministério do Esporte também pediu a paralisação do Campeonato Brasileiro. No entanto, diferentemente de Grêmio, Internacional e Juventude, a pasta solicitou a pausa por tempo indeterminado. Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade do futebol, comentou a respeito da solicitação do Governo Federal.
— A CBF quando define uma competição, fazemos reuniões de Conselhos Técnicos de Séries A, B, C e D e também das de base. Se pede uma paralisação, nós vamos dar conhecimento a cada Série desses clubes, para que eles possam se posicionar em relação ao documento do Ministério dos Esportes. A partir daí, se for necessário, reunir o Conselho Técnico para que eles possam deliberar: ‘olha, podemos parar toda competição? Sim —, disse Ednaldo Rodrigues.
Portanto, ainda sem definição sobre a paralisação, a rodada do Campeonato Brasileiro no final de semana está mantida. No entanto, os jogos envolvendo Grêmio, Internacional e Juventude foram adiados, assim como as partidas das equipes da terceira e quarta divisões nacionais.
Fortaleza tem um desfalque confirmados para jogo contra o Flamengo nesta terça-feira (26) Na briga…
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…
Vice presidente de futebol do Flamengo explicou por que o clube rubro-negro não aceita garantia…
Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…
Zagueiro Wallace Reis, de 36 anos, jogará no Londrina-PR Campeão da Copa do Brasil em…
Flamengo enfrenta o Fortaleza em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo entra…
Ver comentários
Um remanejamento da tabela de jogos excluindo os times gauchos resolveria a maior parte do problema .