Três torcedores do Valencia (ESP) foram condenados a oito meses de prisão após o crime de racismo praticado contra Vini Jr, do Real Madrid (ESP). Nesta segunda-feira (10), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciou sobre o caso. Apesar de ter celebrado a iniciativa da Justiça Espanhola, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, entende que a pena foi branda.
“A decisão é um começo, um caminho, e mostra a importância da pressão da sociedade para que as autoridades realmente se envolvam nesta luta contra o racismo. Foi uma punição que eu interpreto ainda como branda, mas os passos estão sendo dados de degrau em degrau”, disse Ednaldo Rodrigues, em publicação no site da CBF.
“O racismo não vai desaparecer da noite para o dia. Uma decisão deste porte nos deixa com mais força para continuar na luta. Os racistas precisam pelo menos ter medo a partir de agora de cometer um crime terrível como esse. A CBF foi a primeira entidade nacional a incluir penas desportistas por racismo e não vamos parar. Só quem sofreu com o racismo sabe o tamanho da dor”, acrescentou o presidente.
Pela primeira vez na história dos tribunais criminais espanhóis houve condenação por atos racistas. Além disso, os torcedores não podem frequentar estádios de futebol pelos próximos dois anos. Os casos contra Vini Jr aconteceram em maio de 2023, no Estádio Mestalla, casa do Valencia.
“Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas jogar futebol. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim”, escreveu Vini Jr.
“É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí…”, concluiu o atacante revelado pelo Flamengo.
Na quarta-feira (12), Vini Jr entra em campo com a Seleção Brasileira, que enfrenta os Estados Unidos, às 20h (horário de Brasília). No último sábado (08), quando o time de Dorival Júnior venceu o México com reservas, o cria do Flamengo entrou no segundo tempo e teve participação decisiva, ao dar assistência para Endrick marcar o último gol do jogo, que terminou 3 a 2.
Vini Jr também está convocado para a Copa América, que começa no dia 20 de junho. Na competição, o atacante pode enfrentar jogadores do Flamengo, como o chileno Erick Pulgar e os uruguaios Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña.
David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…