Luiz Araújo entrou no primeiro tempo e resolveu o jogo para o Flamengo contra o Grêmio
Superação, raça e dose de sorte. Assim pode ser resumida a vitória do Flamengo sobre o Grêmio, por 2 a 1, na oitava rodada do Brasileirão. A superação aconteceu por conta dos inúmeros desfalques, a raça devido a dois jogadores lesionados ainda no primeiro tempo. E a sorte: Luiz Araújo, que começou no banco, entrou para substituir o machucado Everton Cebolinha e marcou dois no Maracanã.
Com o resultado, o Flamengo continua na liderança do Brasileirão, com 17 pontos. O Rubro-Negro entrou em campo na segunda posição, mas com um jogo a menos em relação ao Botafogo, que tem 16. No entanto, o Mengão recuperou a colocação mais importante da competição.
Sofrendo com inúmeros desfalques, o Flamengo entrou em campo sem Erick Pulgar, Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña, com as respectivas seleções para a Copa América. Além disso, Allan e Ayrton Lucas foram vetados, com lesão. Por fim, para piorar a vida de Tite, Everton Cebolinha e Igor Jesus sentiram problemas físicos ainda antes do intervalo.
PRIMEIRO TEMPO DE LESÕES E GOLAÇO
O primeiro susto do jogo aconteceu a favor do Grêmio. JP Galvão fez boa jogada pela direita e acionou Pavón dentro da área. O argentino chegou batendo forte, mas por cima da meta de Rossi, aos cinco minutos. Já o Flamengo apareceu aos 14′. Everton Cebolinha bateu falta na área, Léo Pereira subiu livre, porém, o goleiro Rafael Cabral defendeu.
Em um rápido contra-ataque, Lorran fez bela tabela com Everton Cebolinha. O garoto recebeu na área e soltou a bomba, no entanto, a bola passou rente à trave, tirando o ‘uuuhhh’ da torcida aos 20 minutos. Por outro lado, Cebolinha não ficou muito tempo em campo. Aos 25′, o ex-Grêmio pediu para sair, com dores musculares na perna direita. O camisa 11 preocupa para a sequência da temporada, em meio aos vários desfalques do Flamengo.
A bruxa estava solta no Flamengo! Aos 28 minutos, Igor Jesus tentou bloquear um ataque do Grêmio e torceu o tornozelo esquerdo. O volante deixou o gramado de maca, chorando, em imagem preocupante para a torcida rubro-negra. A tendência é que o garoto seja mais um desfalques para a sequência da temporada. Na vaga, o ponta Luiz Araújo foi acionado e, a partir daí, o Mengão cresceu na partida.
Com 38 minutos, o Flamengo esteve perto de abrir o placar! Em contra-ataque, Lorran achou Bruno Henrique na esquerda, e o camisa 27 rolou para Luiz Araújo. De canhota, o ponta acertou a trave de Rafael Cabral. Além disso, Gerson obrigou o goleiro a fazer defesa em finalização de fora da área, na sequência.
Luiz Araújo entrou ‘onfire’. Depois de acertar a trave, o camisa 7 anotou um GOLAÇO. Após receber do lado direito, o atacante arrancou e soltou a bomba, indefensável para Rafael Cabral. Uma pintura no Maracanã, aos 41 minutos! Flamengo 1 a 0!
LUIZ ARAÚJO RESOLVE NO SEGUNDO TEMPO
Com sete minutos, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira revoltou a torcida do Flamengo. Bruno Henrique foi tocado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. No entanto, o VAR chamou, e o juiz mudou de ideia, anulando a infração. Assim sendo, a torcida presente no Maracanã xingou o responsável pela mudança de decisão.
Aos 13 minutos, Bruno Henrique, novamente, assustou o Grêmio, em chute da entrada da área, mas a zaga conseguiu desviar. No lance seguinte, David Luiz acertou o travessão depois de cobrança de escanteio. Mesmo com nove desfalques no total, o Flamengo seguia mais próximo do gol.
O Flamengo perdeu uma boa chance na pequena área aos 19 minutos. Lorran bateu escanteio, a zaga do Grêmio afastou mal e a bola sobrou para Pedro, na pequena área. O camisa 9 girou batendo, porém, mandou por cima. No entanto, o gol do Mengão estava maduro. Com 22 jogados, Pedro deu lindo passe para Luiz Araújo que, inspirado, chapou no canto de Rafael Cabral, ampliando a vantagem do Rubro-Negro.
Pedro se aproximou de marcar aos 28 minutos. Luiz Araújo arrancou pela esquerda e cruzou. Rafael Cabral saiu mal do gol, Pedro bateu fraco, assim sendo, o goleiro conseguiu se recuperar. Aos 34′, a dupla de ‘Léos’ foi ao ataque. Improvisado como lateral esquerdo, Pereira foi ao fundo e cruzou para Ortiz, que finalizou de cabeça, passando perto do terceiro.
Não era o dia de Pedro. Aos 43 minutos, Luiz Araújo cruzou na medida, e o camisa 9 cabeceou forte. Porém, Rafael Cabral operou um verdadeiro milagre. Na reta final da partida, o time de Tite só controlou, e a torcida aproveitou para dar um show nas arquibancadas, cantando o clássico “Vou festejar”. Edenilson ainda descontou no último lance, porém, nada que acabasse com a alegria da Nação.
PRÓXIMO JOGO
O Flamengo volta a campo no próximo domingo (16), contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. Além disso, a Globo mostra o duelo para quase todo Brasil, em rede aberta.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X1 GRÊMIO
Competição: 8ª rodada do Brasileirão
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 13 de junho de 2024
Gols: Luiz Araújo 41’/1º e 22’/2º, Edenílson 51’/2º
Flamengo: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Léo Ortiz, Igor Jesus e Lorran; Gerson, Everton Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite.
Grêmio: Rafael Cabral; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Pavon, Galdino e JP Galvão. Técnico: Renato Gaúcho.