Fla precisa de aprovação do potencial construtivo da Gávea para seguir com projeto de construção do estádio no terreno do Gasômetro
Nos últimos meses, o Flamengo intensificou as tratativas para tirar do papel o projeto do estádio próprio. Na segunda-feira (24), a prefeitura do Rio de Janeiro publicou o decreto de desapropriação do terreno do Gasômetro, local onde o Fla quer fazer a construção. Para isso, a Câmara de Vereadores terá um papel fundamental.
Enquanto aguarda a data do leilão, o Flamengo se prepara para agir na Câmara de Vereadores do Rio. Isso porque, qualquer tipo de transformação em espaços públicos tem que ter, obrigatoriamente, autorização da câmara. Além disso, é lá que será o Fla busca a aprovação do potencial construtivo da Gávea.
Segundo o GE, o Flamengo precisa de aprovação para transferir o seu potencial construtivo da Gávea para ser usado no Gasômetro. A ideia é o clube usar esse ‘potencial’ quando tiver adquirido a posse do terreno através do leilão.
Recentemente, inclusive, a Câmara de Vereadores votou um projeto de lei parecido. No último dia 18 de junho, a casa aprovou o potencial construtivo para a reforma de São Januário, estádio do Vasco da Gama, na Zona Norte do Rio.
MARCOS BRAZ AGE NA CÂMARA
Vale ressaltar que no dia 12 de junho, a Câmara Municipal criou uma Frente Parlamentar específica, com 33 vereadores e presidida por Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo e também vereador do Rio. O objetivo é, justamente, tratar da construção do estádio próprio do Fla.
EXIGÊNCIAS DA PREFEITURA
Grande aliado do Flamengo em busca da construção do estádio próprio, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez algumas exigências para sacramentar a ajuda ao clube. Entre elas, está a instalação de um centro de convenções no estádio que, pelos planos do Fla, será o maior do Brasil.
A ideia do Flamengo é que o estádio tenha capacidade para 80 mil torcedores. Além disso, o projeto terá espaços de entretenimento no entorno, além de um hotel nas imediações. A ideia de Paes é que a área, revitalizada, vire mais um destino turístico da cidade e não apenas um local para jogos de futebol.