Flamengo e Athletico Paranaense protagonizaram, neste domingo (16), um dos melhores jogos do Brasileirão 2024. Com as duas equipes de olho na liderança, o duelo teve emoção até o fim e acabou empatado em 1 a 1. Contudo, para o ex-árbitro e consultor Rafael Porcari, o pênalti que ocasionou o gol athleticano não deveria ser marcado.
O lance ocorreu aos 42 minutos e, em campo, o árbitro Anderson Daronco não assinalou irregularidade. Contudo, a árbitra de vídeo Daiane Muniz indicou penalidade, por toque no braço de David Luiz. Na revisão, Daronco acatou a indicação e marcou pênalti. Porém, segundo Porcari, a decisão foi equivocada.
Através de blog, o ex-árbitro explicou o ponto de vista: “Para ser infração, você deve ter a INTENÇÃO de colocar braço […] Depois, você verifica o MOVIMENTO ANTINATURAL“, escreveu inicialmente, sobre a regra para penalidades. Na sequência, Porcari direcionou a análise para o lance envolvendo David Luiz.
“O chute é a queima-roupa, David Luiz está com o braço em posição normal, e tenta retirá-lo para que a bola não toque […] Seria Antinatural se o flamenguista tirasse o corpo e deixasse o braço esticado, tentando ganhar espaço para a bola bater nele”, completou.
VEJA O LANCE:
Mesmo depois de sofrer o gol de pênalti, já aos 45 minutos do segundo tempo, o Flamengo seguiu criando boas oportunidades contra o Athletico e dominando a partida. Aos 50′, Pedro chegou perto de empatar, mas parou em um verdadeiro milagre do goleiro Leo Linck. Contudo, o defensor adversário não conseguiu parar a cabeçada de Evertton Araújo, aos 54 minutos, que deu o empate ao Fla.
Com o ponto conquistado na Ligga Arena, o Flamengo chegou a 18 no Brasileirão e se manteve na liderança da competição. Apesar disso, dois times ainda podem ultrapassar o Fla neste domingo (16). O Bahia, que enfrenta o Criciúma, tem 17 pontos; além dele, o Botafogo, com 16 pontos, enfrenta o Grêmio e também pode superar o Mais Querido.
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
Jogo entre Red Bull Bragantino e Internacional interessa às duas pontas da tabela O Brasileirão…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Corinthians tem até o dia 30 deste mês para comprar Hugo Souza, do Flamengo O…
Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…
Evertton Araújo e Fabrício Bruno são desfalques do Flamengo para o confronto O Flamengo se…
Ver comentários
A arbitragem com O sempre nos deixa a desejar ainda bem que temos especialistas, que pode justificar o ocorrido não houve pênalti do Davi Luiz em alguns momentos basta valer a opinião do campo , mais se fará Flamengo é FDA tudo acontece deveríamos sair com a Vitória contra o atlético pr, mais se tratando de Daronco fica difícil!!!!
ERRADO! O atleta assumiu o risco, ao bloquear o adversário com os braços abertos. Inclusive, um zagueiraço como o David Luis não deveria ter cometido um erro infantil desses e no final, acabou ficando abatido por causa do lance. Mas felizmente, as coisas foram bem.
Não houve bloqueio ao adversário, David Luiz sai da frente da bola.
Caro amigo. Braço faz parte do corpo e se você tirar o braço você perde o equilíbrio. Sendo assim como você fala o melhor seria amputar os braços dos jogadores. Por isso que existe a intenção ou não de intervir com o Braço.
Bom dia Sr John Smith o que tem a ver experiência com um lance daquele a bola foi a queima roupa muito encima de bico o jogador do Atlético não preparou o chute foi o recurso que o jogador arrumou . Pouquíssimos árbitro marcaria o pênalti
Edvaldo, a partir do momento em que o jogador "arma" a perna para realizar o arremate (ou chute, se preferir), o zagueiro deve instintivamente recolher os braços para trás (inclusive, muitos atletas já fazem isso no momento em que entram na prórpria área). Antes mesmo de fazer isso, o adversário já vem com a bola dominada e preparando o corpo para o chute. Na minha visão, foi falta de percepção do David Luis e um zagueiro com a experiência dele deveria estar preparado para este tipo de lance. Mas isto não tira os méritos da boa atuação deste zagueiro, que vem encaixando boas partidas desde então.
Perfeito. Esse "simples detalhe" é ignorado por muitos. Quem o esquece por conveniência faça o seguinte. Vá jogar uma pelada e amarre o braço ao corpo. Depois volte aqui nos comentários e diga se conseguiu ficar de pé...
Hahahahahhahah assumiu o risco! Hahahahah isso não eh igual dirigir bêbado não amigo....a regra está bem explicada na matéria
Concordo inteiramente com seu comentário. Penalti escancarado. A torcida gosta de procurar pelo em ovo pra justificar o injustificável.
Infelizmente, ainda existe a questão da INTERPRETAÇÃO do árbitro, que é muito SUBJETIVA. Como alguém já comentou anteriormente, MUITOS não marcariam pênalti, alguns poucos, SIM. E o Daronco, contra o Flamengo, fica entre esses POUCOS. Essa é a realidade.
Mesmo sendo MENGÃO, como realmente foi um chute em que o jogador do Athletico Paranaense não se preparou muito bem para chutar, acabou chutando de bico, e mesmo que David Luiz foi atingido pela bola inesperadamente a queima-roupa, ele estava com o braço numa posição normal, mas mesmo assim tentou retirá-lo para evitar que a bola não tocasse nele, e isso ficou claríssimo, basta rever o lance. O que ocorreu foi uma infelicidade com o David Luiz e um erro gritante na revisão do VAR e também do árbitro em campo, pois ao invés de manter a sua decisão, permitiu-se ser envolvido pela interferência do árbitro de vídeo e confirmou a existência do pênalti. Infelizmente com o VAR, alguns árbitros estão sendo muito influenciados e mudam de posicionamento, o que tem afetado diretamente nos resultados dos jogos para todos os times.
O jogador está tirando o braço não colocando. Então não é pênalti
Uma vergonha esses incopententes do VAR arbitragem brasileira de modo geral é uma vergonha.
Para você ter uma idéia, ele estava suspenso pela Commebol...
Se fosse qualquer outro time seria pênalti sem contestação mas como foi contra o Mengo aí foi incompetencia do arbitragem.
Começou o chororo da urubuzada.
Kkkkkkkkkkk
E o filho do Tite babando ovo desse daronco. Os caras saem com um pênalti de graça e ainda reclamando de arbitragem. Próxima rodada vamos ver contra quem o juiz vai errar de novo. Existe uma pressão absurda por todos os lados para o juiz errar contra o Flamengo. Um lance desse se o juiz marca certo, juntam todos os times pra pressionar. A diretoria tem q fazer algo a respeito.
Kkkk que opinião é essa, pênalti claríssimo o braço estava lá...quando o jogador não quer que toque no braço ele já chega com o mesmo atrás das Costas.
CERTÍSSIMO. O jogador do Furacãozão foi picareta, claramente dá um toque sutil na intenção de acertar o braço do grande David Luiz.
A vitória não aconteceu pela interferência do VARtletico.
Com a novas regras. Bola na mão ou mão na bola. Dentro de área é penalti. Um zagueiro de seleção cometer uma infantilidade. O juiz fez certo em acrescentar mais um minuto. Os jogadores do Atlético estavam atrasando o término da partida. Isso precisa acabar no futebol. A maldita cera.
Acho lamentável a decisão final da penalidade, o zagueiro David luiz não teve a intenção de ganhar espaço para levar vantagem um chute a queima roupa, árbitro do var errou em interferir na decisão de campo.
Pergunta que não quer calar:
POR QUE SEMPRE TEM QUE TER ÁRBITRO PAULISTA NOS JOGOS DO FLAMENGO? SE NÃO FOR DE CAMPO É NO WAR.
Desculpa mais não concordo John Smith....o chute foi a queima roupa, ele não assumiu o risco, ele não teve tempo de recolher o braço, pra mim pênalti inexistente. Fla prejudicado + uma vez.
É impressionante como tem árbitro que quer favorecer o flamengo mesmo depois de encerrar a carreira. E porque ele não aproveitou pra falar que o daronco errou feio dando 1 minuto de prorrogação e o jogo teve mais 2 minutos até o Flamengo empatar o jogo.