O futebol moderno caminha lado a lado com a psicologia nos tempos atuais. O profissional tem sido uma peça importante nos bastidores dos clubes nos últimos anos. No Campeonato Brasileiro de 2024, o Flamengo é um dos oito times que não possuem um psicólogo no departamento médico.
Além do Mengo, outros sete clubes do Campeonato Brasileiro da Série A não possuem um psicólogo. As equipes que não têm são: Athletico-PR, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Grêmio, Internacional, Juventude e São Paulo. Por outro lado, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Corinthians, Criciúma, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras, Vasco e Vitória são os times que contam com o profissional.
Nos bastidores, os psicólogos têm a importância de analisar o comportamento dos jogadores e da comissão técnica durante os treinos e jogos. No caso do Flamengo, existem dois exemplos recentes de confusão após explosões de temperamento entre atletas da mesma equipe.
Em julho de 2023, o centroavante Pedro foi vítima de agressão física do então preparador físico Pablo Fernández, que fazia parte da equipe do argentino Jorge Sampaoli. Mais tarde, ainda no mesmo ano, Gerson e Varela saíram no soco durante treino no Ninho do Urubu após desentendimento.
Desde a chegada do técnico Tite em outubro de 2023, as emoções dentro do Flamengo foram controladas e nenhuma briga foi contabilizada nesse período. Por outro lado, vale mencionar o histórico de bom relacionamento do treinador gaúcho com o elenco nos clubes pelos quais passou, além da Seleção Brasileira.
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
Com Tite ninguém fica titi
Se for contabilizar a presença de gestões sérias e competentes, somente o Palmeiras, o Fortaleza e o Atlético-PR possuem!
Tem que ver a necessidade. Flamengo não precisa contratar um fixo, mas caso precise pode pagar pelo serviço, simples assim, é a ideia de poupar gastos desnecessariamente, quem aqui não acredita que por ser clubes de futebol milionários, que esses cargos são altamente valorizados e acima da media salarial. OU seja pode pagar 2, 3x ou mais oque ganharia um medico da profissão.