Treinador do Flamengo, Tite soma 30 jogos na temporada 2024
Comandando o Flamengo desde outubro de 2023, Tite ainda divide opiniões dos torcedores rubro-negros. Entretanto, os números do técnico nos primeiros meses de 2024 podem ajudá-lo na missão de ‘conquistar’ os aficionados pelo Mengão. Campeão estadual, líder do Brasileirão e classificado para as oitavas das competições mata-matas, o time carioca vive o melhor começo de temporada desde 2020.
Comparando os 30 primeiros jogos oficiais do Flamengo desde 2020, Tite teve o melhor aproveitamento até então, somando 74,4%. Vale mencionar que o levantamento não contabiliza a vitória e o empate nos amistosos diante de Philadelphia Union (EUA) e Orlando City (EUA), respectivamente. Por outro lado, leva em consideração as duas partidas que terminaram em igualdade no placar, contra Nova Iguaçu e Portuguesa, quando os Crias do Ninho estiveram sob as ordens do interino Mário Jorge.
VEJA APROVEITAMENTO DOS TÉCNICOS
- 2024 – Tite e Mário Jorge – 74,4%
- 2023 – Vítor Pereira, Mário Jorge e Jorge Sampaoli – 56,6%
- 2022 – Paulo Sousa e Fábio Matias – 68,8%
- 2021 – Rogério Ceni e Maurício Souza – 71,1%
- 2020 – Jorge Jesus, Maurício Souza e Domènec Torrent – 78,8%
Levantamento feito pelo GE
FIM DA ‘ERA JORGE JESUS’
Após disputar o Mundial de Clubes em 2019, Jorge Jesus e o elenco principal entraram de férias. Nesse ínterim, Maurício Souza comandou os primeiros jogos do Flamengo na temporada seguinte, contando com os Crias do Ninho. Em seguida, na quinta rodada do Campeonato Carioca, o ‘Mister’ voltou à ativa, onde permaneceu até deixar o cargo em julho de 2020. Para completar os 30 duelos da pesquisa, foram contabilizadas os primeiros compromisso do espanhol Domènec Torrent.
No ano de 2020, vale lembrar, assolado pelo Covid-19, o futebol acabou sendo paralisado por três meses. Em suma, nos 30 primeiros jogos daquela temporada, o Flamengo obteve 78,8%, com 22 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. Além disso, a equipe conquistou Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, e ocupava a quinta colocação do Campeonato Brasileiro na oitava rodada. No entanto, vale lembrar que, mesmo assim o Rubro-Negro levou o título ao fim da temporada.
ROGÉRIO CENI
De maneira idêntica a 2020, em 2021, o Flamengo também foi comandado nas rodadas iniciais por Maurício Souza. Em fevereiro, já sob o comando de Rogério Ceni, foram 19 vitórias, sete empates, quatro derrotas e aproveitamento de 71,1%, nos 30 primeiros jogos. Além disso, dois títulos para a conta: Campeonato Carioca e Supercopa do Brasil.
Entretanto, a equipe de Ceni não começou bem o Campeonato Brasileiro, e na oitava rodada ocupava apenas a 12ª colocação. Em julho daquele ano, o treinador foi demitido e, pouco tempo depois, Renato Gaúcho assumiu o comando, onde ficou até o fim do ano, sem título e deixando o clube após perder a final da Libertadores.
PAULO SOUSA
Assim como os dois anos anteriores, o Flamengo também começou 2022 sendo treinado por um interino: Fábio Matias. Entretanto, apostando em um novo treinador português, o Mengão anunciou Paulo Sousa, que assumiu o time na terceira rodada do Campeonato Carioca.
Sob o comando de Paulo Sousa, nos primeiros 30 jogos o time carioca somou aproveitamento de 68,8%, com 18 vitórias, oito empates e quatro derrotas. No entanto, neste recorte, o treinador foi vice do Campeonato Carioca e da Supercopa, e logo deixou o cargo. Na oitava rodada do Brasileirão, o Flamengo naquele ano ocupava o 14º. Vale lembrar que em 2022 o time rubro-negro conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil, entretanto, com Dorival Júnior como técnico.
VÍTOR PEREIRA
Mesmo após as conquistas de Dorival Júnior, a diretoria rubro-negra decidiu demitir o brasileiro, e novamente contratar um português: Vítor Pereira. Entretanto, por conta da disputa do Mundial de Clubes, Mário Jorge ainda comandou o time formado por Crias do Ninho em duas rodadas do Campeonato Carioca.
Vice do Campeonato Carioca, da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além do terceiro lugar no Mundial de Clubes, Vítor Pereira colecionou fracassos, acabando por ser demitido. Novamente Mário Jorge assumiu a equipe por duas partidas, até a chegada de Jorge Sampaoli.
Em suma, no recorte de 30 jogos em 2023, o Flamengo teve 56,6% de aproveitamento, sendo 16 vitórias, três empates e 11 derrotas. Além disso, ocupava a nona colocação no Brasileiro após seis rodadas. Além disso, naquele ano, Jorge Sampaoli perdeu a final da Copa do Brasil, e o Fla terminou uma temporada sem conquistar títulos após seis anos.
INÍCIO DA ‘ERA TITE’
Tite foi anunciado em 9 de outubro de 2023. Desde então, o gaúcho comandou o Flamengo em 42 jogos, com 72,2% de aproveitamento no cargo. Buscando manter a liderança do Brasileirão, inclusive, o técnico vai enfrentar um grande desafio nas próximas rodadas: os vários desfalques no time por conta da Copa América.
A primeira partida sem Arrascaeta, De la Cruz, Pulgar, Varela e Viña, inclusive, acontece na próxima quinta-feira (13), contra o Grêmio. No Maracanã, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, os times medem forças às 20h (horário de Brasília). Como manda a tradição, o Coluna do Fla transmite o duelo ao vivo, no YouTube.