Resta apenas o campeão da Libertadores de 2024 para confirmar os participantes do novo torneio
Por ter vencido a Libertadores em 2022, o Flamengo está garantido no Mundial de Clubes de 2025. No entanto, o Rubro-Negro sonha em disputar outra nova competição da FIFA, o Intercontinental, que acontece no fim do ano. O torneio ‘tiro curto’ terá seis participantes, sendo cinco deles já conhecidos, restando apenas o representante da América do Sul.
VEJA OS TIMES CLASSIFICADOS PARA O INTERCONTINENTAL:
– Real Madrid (ESP)
– Campeão da Libertadores 2024
– Pachuca (MEX)
– Al Ain (EAU)
– Al Ahly (EGI)
– Auckland City (NZL)
Os dois últimos a garantirem vaga no Intercontinental foram Real Madrid e Pachuca. Espanhóis e mexicanos venceram, no sábado (01), a UEFA Champions League e a ConcaChampions. Anteriormente, o Al Ain havia conquistado o título asiático, e Al Ahly levou a competição africana, e o Auckland City foi o melhor da Oceania.
O QUE É O INTERCONTINENTAL?
O Intercontinental é o novo “mundial” realizado pela FIFA anualmente. No entanto, agora, a competição tem formato diferente. Para ser campeão do novo torneio, o Flamengo precisa ganhar a Libertadores. Posteriormente, irá enfrentar o Pachuca, nas quartas de final, em jogo único e com mando de campo definido por sorteio.
Na semifinal, também em jogo único, mas com uma sede a ser definida pela FIFA, o campeão da Libertadores encara quem avançar do outro lado da chave, ou seja, Al Ain, Al Ahly ou Auckland City. Já o campeão europeu, no caso, o Real Madrid, já está garantido na decisão.
As semifinais e final acontecem nos dias 14 e 18 de dezembro, respectivamente. Por outro lado, o embate de quarta de final ainda não tem data definida pela FIFA, mas a tendência é que ocorra ao fim da temporada brasileira, também no último mês do ano.
MUNDIAL 2025
Se por um lado o Flamengo ainda sonha em se classificar para o Intercontinental 2024, o Rubro-Negro tem vaga garantida no novo Mundial de Clubes da FIFA, com 32 equipes. Neste torneio, que acontecerá em junho do ano que vem, nos Estados Unidos, 29 clubes já estão definidos, faltando dois representantes da América do Sul e um do país-sede.