O Chile, de Erick Pulgar, encerrou em grande estilo a preparação para a Copa América. No último amistoso antes da competição, a equipe do volante do Flamengo venceu o Paraguai, por 3 a 0, no Estádio Nacional de Santiago. O camisa 5 rubro-negro foi titular e atuou durante 63 minutos.
De acordo com a plataforma ‘SofaScore’, Erick Pulgar teve nota 6.8. O volante tocou na bola 42 vezes, acertou 92% dos passes (34/37), deu uma bola longa, ganhou três dos quatro duelos disputados no chão. Além disso, o rubro-negro sofreu uma falta, realizou dois desarmes e conseguiu uma interceptação.
Curiosamente, Erick Pulgar saiu no mesmo instante que Maurício Isla, campeão brasileiro com o Flamengo em 2020. O experiente lateral está com 35 anos e atualmente joga no Independiente (ARG). O ala vestiu o Manto Sagrado de 2020 a 2022, com quatro gols marcados e 11 assistências, em 83 jogos.
O JOGO
Os dois gols do Chile no primeiro tempo contaram com os mesmos personagens. Aos 17 minutos, Gabriel Suazo deu assistência para Victor Dávila marcar. A cena se repetiu aos 37’. Já na etapa complementar, Diego Valdes deixou Eduardo Vargas na boa para fechar o marcador, aos oito minutos.
Depois de campanha irregular no início das Eliminatórias (antepenúltimo, após seis jogos), o Chile trocou de técnico e assinou com Ricardo Gareca, ex-Palmeiras e Seleção Peruana. Assim sendo, ‘La Roja’ tem conseguido bons resultados em amistosos. Aplicou 3 a 0 na Albânia, que jogará a Eurocopa, perdeu de 3 a 2 para a vice-campeã mundial França, e agora atropelou o Paraguai.
Dessa forma, a equipe de Erick Pulgar está no Grupo A da Copa América, ao lado de Argentina, Canadá e Peru. A estreia do Chile será justamente contra a ex-seleção do técnico Gareca, no dia 21 de junho, em Dallas. O torneio será realizado nos Estados Unidos e, além do volante, o Flamengo é representado pelos uruguaios Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña.