Além da prisão, os torcedores ficarão dois anos banidos dos estádios de futebol
A Justiça da Espanha condenou, pela primeira vez, atos racistas em um estádio de futebol. Nesta segunda-feira (10), três torcedores do Valencia (ESP) que proferiram ofensas raciais contra Vini Jr foram condenados a oito meses de prisão.
Além da prisão, os condenados ficarão dois anos banidos dos estádios de futebol em jogos organizados pela Federação Espanhola de Futebol. Por fim, vão arcar com os custos do processo. Presidente da ‘LaLiga’, Javier Tebas, disse que a decisão “repara o mal sofrido por Vini Jr e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol”.
Após a sentença condenatória, o Real Madrid se manifestou. Por meio de nota oficial, o clube espanhol disse que “continuará a trabalhar para proteger os valores do clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do desporto”.
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA:
O Real Madrid CF anuncia que o Tribunal de Instrução nº 10 de Valência emitiu hoje, segunda-feira, 10 de junho de 2024, uma sentença condenatória de acordo com os três jovens acusados de insultar, com gritos e gestos racistas, o nosso jogador Vinicius Junior no Jogo da Liga realizado no dia 21 de maio de 2023 no estádio Mestalla entre Valencia CF e Real Madrid CF.
Os três arguidos foram declarados culpados de crime contra a integridade moral de Vinicius Junior, agravado por terem agido com motivações racistas, e cada um deles foi condenado a oito meses de prisão e proibido de aceder a estádios de futebol por um período de 20 anos. dois anos.
Os três arguidos assumiram a sua responsabilidade criminal e tornaram pública uma carta de desculpas dirigida ao nosso jogador Vinicius Junior, ao Real Madrid CF e às restantes pessoas que se sentiram denegridas e ofendidas pelo seu comportamento. Além de demonstrarem seu pesar, os três acusados pedem em sua carta aos torcedores que banam todos os vestígios de racismo e intolerância nas competições.
Esta é a primeira condenação por atos desta natureza proferida por tribunais e tribunais criminais.
O Real Madrid, que neste processo juntou a acusação privada com Vinicius Junior, continuará a trabalhar para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do desporto”.
RELEMBRE O CASO
Durante partida entre Valencia e Real Madrid, em 21 de maio de 2023, Vini Jr sofreu ataques racistas no Estádio Mestalla, que ‘explodiram’ aos 24 minutos do segundo tempo. Após reclamação do brasileiro com a arbitragem o jogo parou até que a situação ‘se acalmasse’.
À época, Vini Jr afirmou que a LaLiga via os casos como “normais” e até ameaçou deixar a Espanha. Isso porque, o jogador enfrentou recorrentes situações do tipo desde a chegada ao país. No entanto, apesar disso, a primeira condenação relacionada a um desses casos finalmente aconteceu.
Toma FDP.
Deveria ser assim e todo lugar